CLIPPING

ENADE: Preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório

29/10/2021 10:05

Inscritos no Enade 2021 devem enviar informações até 13 de novembro, por meio do Sistema Enade. Questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante.


Os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 devem responder ao Questionário do Estudante, disponível para preenchimento no Sistema Enade, até 13 de novembro.

O preenchimento do questionário é obrigatório e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos estudantes concluintes, bem como o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados do Enade. Também serve para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

A novidade deste ano é que o Questionário do Estudante conta com 11 questões referentes às possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo formativo dos estudantes. As respostas dessas questões ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior.

Para responder ao questionário, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) somente após a finalização do preenchimento do instrumento, por meio do botão “Finalizar”. A finalização do questionário é pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.

Aplicação – A prova do Enade 2021 será aplicada no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do exame.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

MEC não explica bloqueios e diz que cortes foram notificados pela Economia

30/11/2022 11:28

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022

30/11/2022 11:16

Custeio do piso nacional de enfermagem está na pauta desta quinta-feira

30/11/2022 11:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.