CLIPPING

Na Argentina, MCTI fortalece cooperação científica bilateral

26/01/2023 08:18

Agenda foi pautada pela retomada da aliança estratégica com o país vizinho e assinatura de acordos para cooperação em Ciências Oceânicas e implementação de Programa Binacional.



Foto: Ricardo Stuckert/PR

O retorno do Brasil à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a retomada da cooperação científica com a Argentina marcaram a visita oficial do presidente Lula e da delegação ministerial ao país vizinho. Na ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmou acordos bilaterais que fortalecem e ampliam a parceria estratégica com a Argentina.


“O Brasil já teve uma balança comercial bastante robusta, que já foi o dobro do que é hoje. Isso precisa ser restabelecido. É o conceito do ganha-ganha: ganha o Brasil, que gera emprego e renda e fortalece as empresas, e ganha a Argentina”, afirmou a ministra do MCTI, Luciana Santos.


Ela enfatizou ainda o retorno do Brasil à CELAC, que realizou a VII Cúpula em Buenos Aires na última terça-feira (24). “O Brasil precisa contribuir para a integração regional. É o compasso da geopolítica mundial. Não há como ter forças se não se sustentar uma base econômica, social e de prosperidade na região.”


“Apenas com mais ciência, tecnologia e a inovação, a região poderá se desenvolver de forma inclusiva e equilibrada”, afirmou o chanceler argentino Santiago Cafiero durante a abertura da VII Cúpula da CELAC.


Acordos bilaterais – Na visita à Argentina, a ministra Luciana Santos e o ministro argentino Daniel Filmus assinaram dois instrumentos bilaterais que fortalecem a aliança estratégica: o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Ciências Oceânicas e o Programa Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação. Elaborado no contexto da Década da Ciência Oceânica das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o memorando avança no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de novas tecnologias relacionados ao meio ambiente, energia renovável, tratamento de resíduos e novos materiais.


Já o Programa Binacional organiza a cooperação em diferentes frentes e reconhece a necessidade de um plano de ação para o próximo biênio (2023-2024) abrangendo oito áreas prioritárias: Pesquisa Nuclear, Ciências do Mar e Antártica, Transição Energética e Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação, Pesquisas em Saúde e Nanotecnologia. O programa prevê missão conjunta às bases da Antártica e o aprofundamento da cooperação por meio dos programas Ciência no Mar e Pampa Azul.


Luciana Santos integrou a delegação ministerial que acompanhou o presidente Lula na viagem à Argentina em 23 e 24 de janeiro. Nesta quarta (25), a comitiva presidencial cumpre agenda em Montevidéu, no Uruguai.


Fonte: MCTI


Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.