CLIPPING

Pós-graduação: Presidente da CAPES ressalta pluralidade do PNPG

01/12/2022 08:18

Com presença de Cláudia de Toledo, Comissão responsável pela elaboração do plano faz primeira reunião presencial

FOTO-MATERIA-PNPG-02.jpg

Na primeira reunião presencial da comissão responsável pela elaboração do relatório do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, ocorrida nesta quarta-feira, 30, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressaltou a pluralidade na formação deste colegiado. “É de grande relevância a natureza democrática desta comissão. A quantidade de integrantes se justifica pela sua diversidade, o que muito me honra”, afirmou.

A presidente garantiu que a Fundação está sempre aberta ao diálogo com a comunidade acadêmica bem como “os diretores e os técnicos têm prestado informações de forma responsável, o que demonstra a incomparável qualidade técnica da CAPES”. Na ocasião, Cláudia solicitou à comissão o reconhecimento dessa equipe de trabalho.

A nova estrutura da CAPES também foi mencionada. “É um projeto de dez anos que agora se concretiza, para que a CAPES seja vista como órgão de Estado, com total segurança e estabilidade institucional”, salientou. Em seu discurso, a presidente também manifestou respeito a todos os programas de pós-graduação e informou que a Avaliação Quadrienal está concluída e os novos 49 coordenadores de área foram nomeados.   

A reunião dá continuidade às atividades da comissão responsável pela elaboração do PNPG 2021-2030, conduzido pela CAPES. Em novembro, foi organizada uma série de encontros para discutir internacionalização, formas de fomento, relações da academia com o setor produtivo e a sociedade, futuro dos egressos e ingressantes da pós-graduação, as desigualdades regionais e o aperfeiçoamento na gestão e governança nas agências. O documento final deve servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas para a pós-graduação do País. Esper Abrão Cavalheiro, presidente da Comissão do PNPG e participante do evento, destacou: “Estamos realizando a nossa primeira reunião presencial e espero que o trabalho da comissão contribua para adequar a pós-graduação à uma realidade em transformação”.

FOTO-MATERIA-PNPG-01.jpg

Também participaram do encontro Flaviane de Morais, vice-presidente da Comissão do PNPG, e os professores Diego Menezes, Vera Beatriz Siqueira, Emília Villani, Evaldo Ferreira Vilela, Rachel Meneguello, Ricardo Saye , Sérgio Tibiriçá Amaral, Iara de Moraes Xavier, Waldemiro Gremski, Robério Rodrigues Silva, Lucindo José Quintans Junior, Romildo Dias Toledo Filho, Jorge Audy e Ben-Hur de Albuquerque e Silva, Carlos Carlotti Junior, Cláudio Alcides Jacoski, Eunice Prudente, Iara de Moraes Braga, Francisco Mendonça Junior, Ivan Motta, Joaquim Soares Neto, Margarida Lima Carvalho, Maria Amália Andery, Rógean Soares, Valder Steffen Junior, Valter de Santana Filho, Luiz Roberto Liza Curi, Rui Otávio Bernardes de Andrade e Carol Virgínia Gois Leandro.

Sobre o PNPG
PNPG é um plano decenal cujo objetivo é oferecer robustez ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e cumpre o calendário de atividades elaborado pela atual gestão da CAPES. O Plano Nacional da Pós-Graduação vai definir diretrizes, estratégias e metas para o avanço das propostas para o ensino e pesquisa no Brasil. A Comissão tem papel deliberativo e autonomia para apresentar propostas de iniciativas, ações e políticas para a pós-graduação do País.

O colegiado conta com ampla composição e nomes de peso da comunidade acadêmico-científica e tem o apoio administrativo da Coordenação-Geral Colegiados (CGCOL), da CAPES. Ela recebe subsídios das diretorias da Fundação com informações necessárias à elaboração do PNPG 2021-2030. 

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Cláudia Queda de Toledo participa da reunião da comissão do PNPG 2021-2030 (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES) 
Imagem 2: Comissão do PNPG 2021-2030 faz primeira reunião presencial (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES) 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.