NOTICIA

Ministros participam de reunião do Conselho Superior

23/09/2021 09:37

Recomposto em junho, colegiado tem a missão de estabelecer prioridades e linhas orientadoras das atividades da Fundação.

Os ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações estiveram na reunião que marcou a retomada das atividades do Conselho Superior da CAPES. Realizado na sede da Fundação, em 31 de agosto, o encontro serviu para reforçar a atuação da CAPES junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O encontro, a primeira reunião com a nova composição do colegiado, teve a participação de todos os integrantes da comissão. Nele foram discutidos a sua organização e função, bem como o relatório anual de atividades da Fundação em 2020.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a CAPES trata da alta formação de pessoal. Por sua vez, o CNPq fomenta projetos de pesquisa. Ambas as instituições concedem bolsas. “São duas asas do mesmo pássaro, que é a educação”, definiu Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, que também falou sobre a importância do Conselho Superior. “Esse é o corpo técnico, o corpo acadêmico que engrandece a CAPES”, disse. Segundo Evaldo Vilela, presidente do CNPq, “a ciência e a capacitação andam juntas pelo desenvolvimento do nosso País”.

Milton Ribeiro, ministro da Educação, assinou simbolicamente o termo de posse dos conselheiros e explicou o porquê das escolhas: “Prezamos pela competência, pelos currículos, pelos trabalhos. Desejo que os próximos três anos possam fazer a diferença para a pós-graduação brasileira”. Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, destacou: “A CAPES é uma organização irmã do CNPq, extremamente importante para a educação, para a formação de profissionais do País, enquanto o CNPq financia pesquisas. É um trabalho muito importante para o desenvolvimento social e econômico do País”. E completou: “As bolsas viabilizam que a pesquisas respondam a demandas da sociedade”.

Sobre o Conselho Superior
Cabe ao Conselho Superior estabelecer prioridades e linhas orientadoras das atividades da CAPES, a partir de proposta apresentada pela presidência da Fundação. O colegiado também é responsável por apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) antes de encaminhá-lo ao MEC, bem como critérios, prioridades e procedimentos para concessão de bolsas e outros auxílios. As atribuições englobam, ainda, as aprovações da programação anual, da proposta orçamentária e do relatório anual de atividades da Agência.

Legenda das imagens:
Imagem 1: A nova composição do Conselho Superior da CAPES reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira, 31 de agosto (Foto: Carlos Estevam - CCS/CAPES)
Imagem 2: Cláudia de Toledo ao lado de Milton Ribeiro enquanto o ministro da Educação assinava termos de posse dos conselheiros (Foto: Carlos Estevam - CCS/CAPES)
Imagem 3: O ministro Marcos Pontes entre os presidentes da CAPES, Cláudia de Toledo, e do CNPq, Evaldo Vilela (Foto: Carlos Estevam - CCS/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.