25/04/2018 14:24
14ª edição do Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos foi realizada nesta terça-feira, 24
Esta terça-feira, 24, foi o dia escolhido para a 14ª edição do Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. A programação foi concentrada, durante a manhã e a tarde, nos auditórios da Escola de Formação de Professores e Humanidades e da Área 2.
Com o tema central Os embates atuais em teorias da educação no Brasil, o evento contou com a palestra da professora dra. Sandra Soares Della Fonte, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), durante a manhã, e a mesa-redonda Teorias da educação e impactos nas finalidades e nas práticas pedagógicas da escola, com a docente convidada e professores da linha de pesquisa.
“Procuramos, sempre, temas mais emergentes. Hoje, discutimos muito os embates teóricos, então tentamos trazer diferentes pontos de vista”, explica o coordenador da linha, professor dr. Made Júnior Miranda.
“Vemos muitas medidas serem tomadas sem a academia ser consultada, sem existir esse diálogo. Então etamos, no colóquio, tentando fazer esse resgate, lançar o olhar critico para o que está contecendo”, acrecenta.
Participante da mesa-redonda, o professor doutor José Carlos Libâneo pontuou, entre outras coisas, a importância de discutir teoria, mesmo quando a atuação é restrita ao mercado. “As teorias têm o poder de orientar e influenciar a atuação de um professor, em sala de aula, mesmo que ele não tenha consciência disso”, alerta.
Durante o evento, também foi lançado o livro Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar (Editora Espaço Acadêmico, 2018, 366 p.), organizada pelos professores Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas. O colóquio é organizado anualmente pela linha de pesquisa e envolve professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de mestrado e doutorado do Programa.
NOTÍCIAS
Mães e pais podem ter prazo maior para concluir curso superior, aprova CE
07/06/2023 07:49
07/06/2023 07:39
Inscrições abertas para o 11º Prêmio Nacional de Educação Fiscal
07/06/2023 07:37
Capes cria cátedra Chico Mendes entre Brasil e Universidade de Birmingham para estudos ambientais
06/06/2023 11:05
Gestão da Educação: CAPES forma grupo para regulamentar o ensino híbrido
06/06/2023 09:30
Inscrições abertas para o Enem 2023
06/06/2023 09:27
Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira
05/06/2023 09:56
Educação, Cultura e Esportes: Comissão debate educação a distância na área da saúde
05/06/2023 09:49
Comissão discute novo plano para a pós-graduação
05/06/2023 09:45
Comitê Gestor do Fies estabelece novo teto para financiamento de cursos de medicina
05/06/2023 09:42