Abruc 08/12/2022
Comunitárias Briefing, em sua quinta edição, é uma solução de análise quinzenal/mensal dos temas mais relevantes na política de educação.
Abruc 20/08/2020
Edição Especial Horizontes da Educação – uma série de webinários realizados em conjunto pelas principais associações representativas do setor de educação: ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG, CRUB e FORCOM, com apoio da ABMES e do SEMESP.
Abruc 08/07/2020
Em sua terceira edição, o Comunitárias Briefing é uma solução de análise quinzenal dos temas mais relevantes na política de educação.
Abruc 04/06/2020
Nosso Briefing em sua segunda edição é uma solução de análise quinzenal dos temas mais relevantes na política de educação. Os temas destacados seguem com os links para leitura ampliada.
Abruc 04/06/2020
Este briefing é uma solução de acompanhamento quinzenal dos temas mais relevantes ao setor de educação, firmando a ABRUC, entre outras Associações Representativas, como fonte produtora de conhecimento. O relatório segue com links para análises mais extensas dos temas abordados.
Abruc 04/06/2020
A apresentação desta obra – Universidades Comunitárias e Terceiro Setor – do professor e pesquisador João Pedro Schmidt, é uma tarefa que me traz muita alegria. Este livro é fruto da reflexão e vivência de muitos anos que o autor dedicou e dedica à causa comunitária...
Abruc 21/01/2019
O presente trabalho objetiva-se, evidenciar e avaliar as percepções da comunidade organizada acerca da interação regional das Instituições Comunitárias de Ensino Superior - ICES catarinenses.
Abruc 03/05/2018
O artigo analisa a importância da experiência das universidades comunitárias e sua atuação como propulsoras da efetivação dos Direitos Humanos. Destaca a atuação da UNIJUÍ.
Abruc 25/04/2018
Abruc 25/04/2018
Abruc 25/04/2018
Abruc 25/04/2018
Abruc 25/04/2018
Abruc 16/04/2018
O presente texto aborda as principais experiências do comunitário na educação brasileira e discute o significado do comunitário como público não estatal.
Abruc 16/04/2018
O direito fundamental à educação é um direito prestacional do Estado, livre à iniciativa privada. O que ocorre é que o Brasil, em razão também de sua história de colonização de exploração, nunca conseguiu consolidar uma educação de forma igualitária em seu território. Os grandes centros sempre ofereceram educação e as pessoas que moravam no interior, para que pudessem participar e usufruir dela, precisavam se submeter a uma nova vida. Foi esse anseio de trazer o ensino para as regiões interioranas que fez com que determinados grupos se reunissem para iniciar um grande sonho, qual seja: o reconhecimento das instituições comunitárias no ordenamento jurídico brasileiro.
Abruc 16/04/2018
Abruc 21/03/2018
O texto discute o modelo comunitário de educação superior no contexto do ensino superior brasileiro, aprofundando o debate em duas dimensões: a social e a jurídica.
Abruc 21/03/2018
O texto analisa alguns pressupostos que se fizeram presentes no processo de regulação do novo marco legal das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), consubstanciado na Lei nº 12.881/13.
Aristides Cimadon E Luiz Carlos Lückmann 21/03/2018