ASSOCIADAS

UCB: Professor Gilberto Garcia recebe o mérito ABMES da educação superior

11/04/2018 18:28

Ex-reitor da UCB, prof. Dr. Gilberto Garcia, recebe medalha por sua atuação à frente do Conselho Nacional de Educação


Em uma sessão solene, realizada na manhã desta terça-feira, 10 de abril, o ex-reitor da Universidade, prof. Dr. Gilberto Garcia, recebeu, por sua atuação à frente do Conselho Nacional de Educação, medalha de Oficial da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior, evento promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).


Além do professor Gilberto, receberam a honraria o deputado federal e ex-ministro da Educação (MEC), José Mendonça Bezerra Filho, com o título de Comendador e o coordenador da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), órgão ligado ao MEC, Henrique Sartori de Almeida Prado, com o título de Oficial.

Em seu pronunciamento, o grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor-presidente da Associação, Janguiê Diniz, ressaltou a honra e a responsabilidade conferidas pela condecoração. “Quero dizer-lhes que, assim como os elementos que compõem a medalha que os senhores receberão, desejo que suas vidas sigam sendo pautadas por aspectos como mente elevada, honra e luta por interesses coletivos. A ABMES e a sociedade brasileira contam com os senhores para que conquistemos uma nação mais educada, justa e promissora para todos os que aqui vivem”.


Condecorado com o grau de Oficial, o professor Gilberto Garcia falou da honra de receber a comenda nessa que foi a primeira condecoração conferida pela Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. “É uma grande honra, para mim, ser merecedor dessa honraria”, disse.


O professor ressaltou o desafio de encontrar o equilíbrio entre os papéis de militante da educação e de agente da política pública quando se chega a um órgão como o Conselho Nacional de Educação. “Eu não cheguei ao Conselho sozinho, mas com muitos colaboradores que me acompanharam nessa trajetória. Poder participar do mais alto conselho da educação brasileira e colaborar com as políticas de educação era um grande desafio. A vontade de chegar a esse conselho, a paixão que está no miolo da discussão da política pública é algo muito gratificante”.


“Eu agradeço aos familiares, amigos de longa jornada, colaboradores por estarem sempre ao meu lado nessa luta incessante que é fazer da educação superior nesse país um de seus pilares”, frisou o ex-reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Garcia.


Mérito ABMES da Educação Superior


A Ordem Mérito ABMES da Educação Superior concede a comenda de Comendador ou Oficial a pessoas ilustres que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

Entre as insígnias da Ordem estão a esfinge (que significa conhecimento e confiança), espadas (luta por interesses em comum) e o elmo (honraria, proteção, seriedade e compromisso).


Os significados da condecoração também são representados por meio das cores escolhidas: verde (bons serviços prestados, amizade e liberdade), ouro (nobreza, mente elevada e inteligência), preto (prudência, astúcia e honestidade) e prata (pureza, integridade, firmeza e obediência).


José Mendonça Bezerra Filho (Comendador)


Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em Gestão Pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA); o deputado federal foi ministro da Educação entre maio de 2016 e abril de 2018. Também já exerceu os cargos de governador e vice-governador de Pernambuco, secretário de Estado e deputado estadual. Participou do Conselho da Assembleia da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário executivo do Conselho Pernambuco Pacto 21.


Gilberto Gonçalves Garcia (Oficial)


Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), entidade da qual foi presidente no biênio 2014/2016. Atuou ainda como presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).


Henrique Sartori de Almeida Prado (Oficial)


Doutor em Ciência Política; mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento; especialista em Relações Internacionais e bacharel em Direito. Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) e professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); já atuou como secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre 2016 e 2017.


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.