ASSOCIADAS

URCAMP: Hospital Universitário inaugura leitos motorizados

05/07/2018 13:53

Desde o dia 3 de julho, o quarto 305 da ala de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), funciona como “quarto modelo” da instituição. Isto porque abriga três dos 32 leitos motorizados adquiridos pelo HU com verbas da Consulta Popular 2017.


O quarto, inaugurado no ano passado nesta mesma data, é o primeiro da nova ala a contar não só com as camas, mas também com as adaptações do ambiente para maior conforto dos pacientes e acompanhantes, com armário, cabeceiras projetadas, além de televisores - adquiridos com doações da comunidade, e acesso à internet.


Os leitos motorizados custaram R$ 108,8 mil e irão substituir os antigos à manivela. Dispondo de três movimentos e suportando até 130 kg, eles facilitam o manuseio do paciente por parte dos técnicos de Enfermagem. Além das camas, também foram adquiridos novos colchões para estes leitos.


O Diretor do Hospital, Dr. Henry Ritta, destaca que até obter auxílio do estado, através da Consulta Popular, a aquisição das camas era apenas um projeto. “Temos a primeira unidade motorizada do SUS na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde. E isso só foi possível graças ao auxílio do Estado, através da Consulta Popular, que nos disponibilizou o valor necessário”, apontou ao destacar “O sonho era ter essa cama que se mexe sozinha e a Reitora Lia Quintana acreditou em nossa ideia. É por isso que hoje podemos olhar a lembrança nas redes sociais e comemorar mais uma vitória frente às conquistas do Hospital Universitário. Temos, realmente, um quarto modelo nas dependências do HU”, explicou o médico dizendo, ainda, que as palavras ‘cuidado e zelo’ são as principais no que diz respeito à nova fase do hospital. É por isso que, agora, o HU conta com o serviço de concierg, que é a profissional que leva o paciente até o quarto, explica as regras do hospital e orienta como utilizar a cama com o controle remoto.


A Reitora da Universidade da Região da Campanha e Presidente da Fundação Attila Taborda, que também preside o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha), entidade responsável por coordenar a Consulta Popular na região, destaca que a aquisição das camas foi “um retorno da participação da comunidade, que podem ver o resultado disso em obras e equipamentos que qualificam os serviços prestados”.


A Reitora aproveitou, também, para agradecer o auxílio das duas esferas de poder, municipal e estadual. “O município está apostando nos serviços do Hospital Universitário e na qualidade de atendimento às pessoas e contamos com o auxílio do estado. Resumindo, temos um ótimo ecossistema aqui, com entrosamento entre a instituição e as esferas estadual e municipal”, declarou ao pronunciar sua alegria, enquanto Gestora, de vivenciar esta conquista do HU. “A nossa Instituição não visa lucros, mas visa resultados. Por isso que esse é um momento de satisfação e alegria e dividi-lo com os amigos e com a comunidade é importantíssimo. Lá atrás, quando repensamos o Hospital, era pelo medo de não conseguir atender da maneira que seria necessária. Eis que surge essa nova diretoria, o HU renasce e hoje colhemos mais um dos tantos louros que esta Instituição de saúde vem semeando”, conclui.


O representante do Estado, coordenador regional de saúde, Daltro Paiva, também participou da inauguração e retomou a fala da Reitora da Urcamp destacando a credibilidade do HU. “Nunca duvidei que o hospital estava apenas dando um tempo. E é essa força da juventude que faz com que tenhamos um hospital moderno. Aqui está o resultado do novo HU”. Quem encerrou a cerimônia foi o Secretário Municipal de Saúde, Dr Mário Mena: “Aqui existe um novo olhar, com novas práticas, planejamento e determinação. Estão, todos, de parabéns”.

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.