NOTICIA

ABRUC realiza sua 47ª Assembleia Geral Ordinária, em Brasília

28/07/2022 14:07

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, realizou, nesta quarta (27), a 47ª Assembleia Geral Ordinária da ABRUC. O encontro reuniu representantes de Faculdades, Centros Universitários e Universidades do seguimento comunitário em Brasília para discutir os desafios da educação. A associação também aprovou, por unanimidade, o balanço patrimonial de 2021 apresentado pelo Conselho Fiscal.

Antes das discussões, houve um momento cultural com a apresentação da soprano brasiliense Aida Kellen e a tecladista Ligia Moreno. Em seguida, o presidente da ABRUC, Reitor Cláudio Jacoski (UNOCHAPECÓ), deu as boas-vindas aos presentes e comemorou a retomada do encontro presencial, que estava suspenso desde o início da pandemia. O Reitor destacou a importância do fortalecimento das Instituições Comunitárias que apresentam uma resposta muito produtiva para o setor educacional do Brasil.

Além do Reitor Cláudio Jacoski, a mesa de abertura contou com as presenças de Joaquim José Soares Neto, Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Reitora Maria das Graças Soares da Costa (FAFIRE), e Fábio Guedes, secretário executivo do ICTP.br.

O Conselheiro do CNE, Joaquim Neto, reforçou a importância de olhar adiante e continuar a jornada rumo ao desenvolvimento da educação no país. Em seguida, o secretário executivo do ICTP.br, Fabio Guedes, falou sobre os "Caminhos e descaminhos na política de fomento à ciência e tecnologia do país”. Guedes alertou que os investimentos na área estão em contingenciamento desde 2015, o que impacta diretamente na produção de conhecimento do país e avaliou o panorama fiscal até 2025 no setor da educação.

Troca de experiências

O professor Jorge Audy (PUCRS) apresentou  os  "Ecos da 3ª Conferência Mundial da Educação em Barcelona 2022", onde comentou experiências sobre impactos da pandemia, educação híbrida no mundo digital, novas tecnologias de ensino e aprendizagem.

Adriano Bernardes, representante da 3R Investimentos, explicou as possibilidades e oportunidades com o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios - FIDC. Bernardes afirmou que as ICES podem se beneficiar em cenário favorável com os fundos da ABRUC.

Fábio Holthausen, presidente da FAPESC, e Adriano Rodrigues, assessor da ACAFE, contaram sobre a experiência produtiva da "Plataforma On Comunitárias" em Santa Catarina. A plataforma unifica os portais de instituições comunitárias e facilita o compartilhamento de informações do universo acadêmico.

Conselho Fiscal e Jurídico

Durante a tarde, o Conselho Fiscal da ABRUC apresentou o parecer sobre o balanço patrimonial da gestão em 2021.

O consultor jurídico da ABRUC, Dyogo Patriota, reforçou a importância da unificação das instituições comunitárias para as discussões de temas jurídicos que envolvem o setor educacional. Patriota também apresentou dados sobre ações da ABRUC no STJ, STF e debateu desafios do PROUNI.

Ao final do encontro, o presidente da ABRUC, Reitor Cláudio Jacoski, a Reitora Maria das Graças Soares da Costa (FAFIRE) e o Reitor Rogério Profeta (UNISO), que integram a Diretoria da ABRUC, agradeceram a presença de todos. "Que nós levemos essa força e essa vontade de seguir em frente para tornar a qualidade do Ensino Superior cada vez melhor. Essa é a nossa missão, reforçou o presidente da ABRUC”.

Fonte: Comunicação ABRUC

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.