NOTICIA

Anderson Oliveira assume diretoria de educação básica

26/05/2021 12:39

O diretor substituto é servidor de carreira do Inep e assume o cargo interinamente. Escolha foi feita pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas

Anderson Oliveira assume interinamente a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep na gestão de Danilo Dupas. Foto: Luís Fortes/MEC

Anderson Oliveira assume interinamente a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep na gestão de Danilo Dupas. Foto: Luís Fortes/MEC

Oservidor de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Anderson Soares Furtado Oliveira assume interinamente, nesta quarta-feira, 26 de maio, a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb). O nome do servidor para ser o diretor substituto da área foi uma escolha do presidente do Instituto, Danilo Dupas, reforçando o empenho do gestor no fortalecimento institucional e na valorização dos servidores da casa, aplicado desde que assumiu o posto. A designação de Anderson Oliveira para exercer o encargo de diretor substituto da Daeb foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de maio.

A decisão do presidente Danilo Dupas em designar Anderson Oliveira para o cargo levou em consideração a experiência do servidor em diversas pastas do Governo Federal, em que ocupou posições de gestão e adquiriu expertise profissional, a qual dará força às ações da diretoria e da Autarquia. O servidor também traz ao cargo a experiência vivenciada na Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep nos últimos meses.

Oliveira compõe o quadro de servidores do Inep desde 2013 e tem vasto conhecimento sobre os processos da Autarquia, além de uma respeitada trajetória profissional. No Instituto, o pesquisador já ocupou o cargo de gerente de projetos, quando contribuiu para a modernização da gestão organizacional, além de atuar no Programa de Produção Estatística Educacional, que tinha a finalidade de transformar o processo de produção estatística dos censos da Educação Básica e da Educação Superior, alinhado com as melhores práticas internacionais em estatísticas oficiais previstas no Generic Statistical Business Process Model (GSBPM). Também foi assessor de Gestão no Gabinete da Presidência e atualmente é coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), função que exerce desde abril deste ano.

Para Anderson Oliveira, assumir interinamente a Diretoria de Avaliação da Educação Básica significa “compor uma equipe de alta capacidade técnica, dedicada a contribuir para a geração de impacto social em larga escala, por intermédio da educação”. Oliveira é especialista em Avaliação de Políticas Públicas, com foco em Políticas Educacionais. “Neste novo desafio, estou comprometido em dar apoio e subsídios necessários ao presidente Danilo Dupas para que ele cumpra a missão de fortalecer o Inep e as instituições que trabalham lado a lado com professores, gestores e dirigentes, com o objetivo de sanar os grandes desafios da educação”, finaliza.

Trajetória profissional O novo diretor substituto de Avaliação da Educação Básica do Inep tem, ainda, em sua trajetória profissional, passagem pelo Ministério da Economia, como diretor de Programas, onde foi responsável por criar e gerenciar o programa de agilidade organizacional do ministério. Também foi coordenador-geral de Alinhamento de Programas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, no qual contribuiu para a definição e a abordagem metodológica de gerenciamento de projetos, programas e portfólios adequados à estratégia e às peculiaridades dos pasta, trabalho que lhe rendeu o primeiro lugar no Prêmio Hackaton Degep Pós-Pandemia, com o projeto de implantação de inteligência artificial aplicada à gestão. Ainda no ministério, foi diretor substituto de Portfólio, Programas e Projetos.

Anderson Soares Furtado Oliveira

Anderson Oliveira também tem passagem pelo Ministério da Justiça e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), além de ampla experiência como palestrante e instrutor em diversas instituições. 

Formação Oliveira é Bacharel em Direito e tem mestrado em Gestão Pública, com interação nas áreas de Administração, Economia, Engenharia, Ciências Sociais e Política, pela Universidade de Brasília (UnB). Também possui especialização em Docência Superior, pela universidade Gama Filho; em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento — gestão estratégica do processo de desenvolvimento nacional e das políticas públicas, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); em Desenvolvimento Humano — Master Coach — pela Florida Christian University; e em Gerenciamento de Projetos em Tecnologia da Informação, pela Faculdade Unyleya. 

Mudanças Alexandre Gomes da Silva deixa o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica a pedido, por motivos pessoais. A presidência do Inep reconhece e torna público seu agradecimento à contribuição de Gomes ao Instituto, que atuou e fez uma gestão com responsabilidade, dedicação e competência até o último dia à frente da diretoria.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.