NOTICIA

Após 55 anos de fundação, CRUB será presidido por uma Reitora

01/10/2021 11:04


Pela primeira vez, desde que foi fundado, em 1966, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) elegeu uma Reitora para a sua Presidência. A reitora Lia Maria Herzer Quintana, do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), foi eleita por aclamação durante a 95ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva, que ocorreu nesta última quarta-feira (29), via plataforma digital.


Diretoria, que ficará à frente da instituição no período de outubro de 2021 a setembro de 2023, é composta ainda pelos reitores Waldemiro Gremski, que até ontem ocupava o cargo de presidente, na 1ª vice-presidência, representando as IES comunitárias; Margarida de Aquino, representando as federais, na 2ª Vice-Presidência; Rodrigo Bruno Zanin, pelas públicas estaduais e municipais, na 3ª Vice-Presidência e Beatriz Maria Eckert-Hoff, representando as IES particulares, na 4ª Vice-Presidência.


Em seu discurso de posse, a reitora Lia reiterou que esta gestão será de continuidade das propostas e projetos traçados na diretoria anterior, da qual também fazia parte como vice-presidente. “Digo com satisfação que vamos dar continuidade ao nosso trabalho iniciado em 2019. Vamos manter o nosso projeto de revitalização do CRUB, reafirmando que CRUB é o espaço da educação superior, é o espaço de todos os dirigentes e de todas as organizações acadêmicas, de todos os segmentos do ensino superior”.


Isso, segundo a nova presidente, mantendo a unidade dentro da diversidade característica do conselho. “Temos que construir todos juntos uma educação que seja para o Brasil, que seja para todos. Quero dizer da satisfação pela composição da nossa diretoria”, salientou, destacando o fato de todos os segmentos terem assento na diretoria, assim como todas as regiões geográficas estarem representadas.


A reitora ressaltou ainda que vários projetos da gestão anterior foram concluídos, como a reforma do estatuto, outros foram iniciados e precisam ser consolidados, como a revitalização e modernização do CRUB. A prioridade, agora, é adotar os próximos passos para a elaboração do Plano Nacional de Graduação que, em seu entender, será um “marco histórico” na educação do país. “Será uma peça fundamental para o desenvolvimento do país”, disse.


Gremski, segundo Lia, continuará à frente do projeto, uma vez que “o PNG possui o DNA” do ex-presidente. O reitor, por sua vez, observou, em seu discurso de despedida, que a chamada revolução 4.0 tem sido o grande desafio do CRUB desde a sua gestão. O PNG, segundo ele, terá que trazer respostas a esse desafio colocado pela revolução 4.0 e a internet das coisas, que alcança fortemente o sistema educacional em todas as etapas de ensino.


“Em 2019 estávamos entrando na revolução 4,0. Tudo aquilo que era previsível e tranquilo, deixou de ser. O mundo passou a ser imprevisível. A nossa gestão de 2019 a 2021 foi trabalhar a universidade tentando nos introduzir nessa nova realidade que esta revolução está impondo. Isso significa mudar tudo dentro da universidade”, afirmou o reitor.


Diretoria do CRUB 2021 – 2023

I – Presidência: R Lia Maria Herzer Quintana – URCAMP (comunitárias)

II – 1ª Vice-Presidência: R Waldemiro Gremski – PUCPR (comunitárias)

III – 2ª Vice-Presidência: R Margarida de Aquino – UFAC (federais)

IV – 3ª Vice-Presidência: R Rodrigo Bruno Zanin – UNEMAT (estaduais/municipais)

V – 4ª Vice-Presidência: R Beatriz Maria Eckert-Hoff – UDF (particulares)

VI – 1ª Tesouraria: R Pedro Falcão – UPE (estaduais/municipais)

VII – 2ª Tesouraria: R Luciane Ceretta – UNESC (comunitárias)

VIII – 1ª Secretaria: R Luciane Lúcio Pereira – UNISA (particulares)

IX – 2ª Secretaria: R Marcelo Brito Carneiro Leão – UFRPE (federais)


4 Suplentes:

X – R Paulo Fossatti – UNILASALLE (comunitárias)

XI – R Felipe Sartori Sigollo – Universidade Brasil (particulares)

XII – R Evandro do Nascimento Silva – UEFS (estadual/municipal)


Conselho Fiscal

XIV – R Marco Antônio Soares de Souza – Universidade de Vassouras

XV – R Márcio Araújo Oliverio – Universidade Metodista

XVI – R Milton Beltrame Junior – UNIVAP

XVII – R Carmen Lúcia de Lima Helfer – UNISC

XVII – R Beatriz Balena – UVA

XIX – R José Marinoni – UCDB


Fonte: CRUB

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.