NOTICIA

Artigo destaca áreas-chave do ensino superior na América Latina durante a pandemia

19/07/2022 12:06

A última edição do Journal of New Approaches in Educational Research publicou o artigo Fechar agora para abrir melhor amanhã? Continuidade pedagógica nas universidades latino-americanas durante a pandemia , por Francesc Pedró e Débora Ramos, diretora e especialista acadêmica respectivamente, da UNESCO IESALC.

O trabalho analisa como as universidades latino-americanas têm se esforçado para garantir a continuidade pedagógica desde o início da pandemia. Lança luz sobre algumas áreas-chave do ensino à distância de emergência durante a pandemia por meio de uma pesquisa com 100 universidades de 16 países da região.

Os resultados sugerem que muitos dos desafios enfrentados pelas universidades estavam mais relacionados à falta de habilidades pedagógicas, tanto de alunos quanto de professores, do que às armadilhas derivadas da falta de capacidade tecnológica.

São também indicativos de que as formas de ensino e aprendizagem que têm sido utilizadas como fórmulas de emergência para garantir a continuidade pedagógica evoluirão e se consolidarão após a reabertura, como parte do modelo híbrido com o qual teremos que conviver por enquanto.

Este modelo poderá tornar-se a nova norma pedagógica no ensino superior no contexto de uma previsível reestruturação da sua oferta.

Fonte: Iesalc/ UNESCO

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