NOTICIA

Assessoria Internacional divulga lista de inscritos e de candidatos ranqueados para participar do Programa de Bolsas da Hungria

30/03/2021 19:18

O Programa de Bolsas da Hungria- Stipendium Hungaricum (SH Program) já disponibilizou a relação dos candidatos contemplados para cursos de graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e cursos de especialização. As áreas acadêmicas de destaque são as ciências naturais e agrárias, além de cursos de engenharia, incluindo estudos nucleares. Ao todo serão ofertadas 750 bolsas, por meio do acordo de cooperação técnica, no período de 2020 a 2022, para estudantes brasileiros.

O programa é coordenado pela Fundação Tempus e conta com mais de 60 países parceiros em todo o mundo. O acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Exterior da Hungria ofereceu inicialmente 250 bolsas para estudantes brasileiros para o ano letivo 2021/2022, por meio do SH Program, mas foram ranqueados 350 candidatos, pois em caso de desistência ou conforme conveniência das universidades húngaras, os inscritos poderão ser aproveitados, tendo em consideração que a elas compete a seleção final.

Todo o processo de seleção foi idealizado, definido e finalizado pelo governo da Hungria, por meio da Fundação Tempus, que é a Instituição responsável por todos os programas de intercâmbio no exterior, naquele país. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao MEC, avaliou toda a documentação enviada pelos inscritos, ranqueando-os, de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Cronograma:

16 de março a 2 de maio de 2021: as Instituições húngaras farão o processo de seleção e aprovação dos candidatos para primeira e segunda opção de cursos.

Final de junho - início de julho de 2021: resultado oficial a ser comunicado, a análise final será feita pela Fundação Tempus. O resultado, assim como a instituição que irá receber o aluno, serão comunicados ao próprio candidato, pela Tempus.

Vale ressaltar que os candidatos aprovados e chamados são obrigados a enviar atestado médico de boa saúde, para o sistema on-line da Tempus, até o dia 16 de maio de 2021. Já os candidatos que forem chamados, pela lista de espera, poderão entregar o atestado até o dia 31 de agosto.

Bolsas

SH Program prevê a isenção de taxas universitárias, auxílio mensal de 390 a 500 euros para alunos de doutorado e de 120 euros para alunos de graduação e mestrado, durante o período de estudos. As bolsas também incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação no valor de 110 euros.

Os selecionados ainda têm direito a seguro médico no sistema público de saúde da Hungria e a receber uma carteira de estudante que dá direito a descontos no transporte público, museus e eventos. A legislação húngara permite 24 horas semanais de trabalho para quem possuir permissão de residência como estudante no país. 

Requisitos e candidatura

Para se candidatar, o aluno deverá ter 18 anos completos até o dia 31 de agosto do ano em que for iniciar os estudos na Hungria. Também é necessário apresentar um certificado de proficiência em língua inglesa, pelo menos de nível intermediário, emitido por qualquer instituição de idiomas.

Os interessados terão a oportunidade de escolher entre as opções de uma lista de quase 30 instituições de ensino húngaras e mais de 450 cursos em inglês, nas mais variadas áreas. Há, ainda, a possibilidade de estudar outras línguas, como alemão, francês ou até mesmo húngaro. A lista completa de cursos acessíveis para os estudantes de cada país parceiro constará nos editais e pode ter variações de um ano para o outro.

Saiba mais sobre os critérios de classificação.

Saiba mais sobre o processo de seleção.

Fonte: MEC

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.