NOTICIA

Avaliação in loco: Capacitação de avaliadores dos cursos de saúde é até hoje, 28/3

28/03/2022 10:34

Profissionais realizarão avaliações in loco dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. Capacitação durará duas semanas


Os avaliadores que realizarão as próximas avaliações in loco dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia têm até hoje segunda-feira, 28 de março, para acessar o material da sua capacitação. O conteúdo ficará disponível na plataforma de formação continuada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até as 23h55 (horário de Brasília). A Autarquia convocou os avaliadores no dia 11 de março, para realizar a formação entre os dias 14 e 28 do mesmo mês. Ao todo, são duas semanas de curso.

Os profissionais já fazem parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e serão responsáveis pelas próximas avaliações in loco dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso das quatro áreas citadas. A capacitação permitirá ao Inep a construção de uma base de avaliadores mais qualificada.

No caso dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia, a avaliação in loco é realizada no modelo presencial, diferentemente dos demais cursos de graduação, que desde 2021 são avaliados pelo modelo virtual, com capacitação específica aos avaliadores da modalidade.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.