13/05/2022 10:38
Objetivo é habilitar avaliadores para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso. Formação ocorre de 11 de maio a 10 de junho
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quarta-feira, 11 de maio, a capacitação de 449 avaliadores de cursos de graduação em direito, do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). A formação continuada ocorrerá até 10 de junho e tem o objetivo de habilitar os profissionais para os três atos autorizativos: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso de graduação em direito. Dessa forma, os avaliadores adquirirão o duplo perfil avaliativo, que é quando há aptidão para avaliar atos de entrada (autorização de curso) e atos de permanência (reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso). A capacitação é realizada virtualmente, por meio da plataforma Moodle.
Dessa forma, os profissionais deixam de ser avaliadores específicos de um ato autorizativo e passam a ser avaliadores de curso de graduação. O conteúdo da capacitação tem como foco levar o avaliador a compreender o momento de cada avaliação, desde a entrada das instituições de ensino superior no sistema federal de ensino, passando pela autorização dos cursos de graduação, etapa que permite à instituição começar a ofertar o curso; o reconhecimento do curso, fase que autoriza a instituição a emitir diplomas aos graduados; até a renovação de reconhecimento do curso, uma avaliação periódica que visa conferir as condições que o curso tem sido oferecido, de modo a autorizar a continuidade da sua oferta pela instituição de educação superior.
A formação dos avaliadores de curso de graduação é realizada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, responsável por convocar os profissionais para a capacitação e produzir o conteúdo do ambiente virtual — textos, mídias e atividades. A capacitação dos profissionais faz parte do processo de qualificação da base de avaliadores do Instituto.
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.
Saiba mais sobre a avaliação in loco
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
NOTÍCIAS
Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária
04/08/2023 08:33
"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula
01/08/2023 08:33
Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3
01/08/2023 08:30
SBPC: Painel debate publicações científicas em jornais predatórios
01/08/2023 08:27
Por que metas da educação não serão atingidas até junho de 2024
31/07/2023 08:53
Seres em Diálogo debate equidade na educação superior
31/07/2023 08:24
Processos seletivos do MEC têm sistema aperfeiçoado
31/07/2023 08:21
“5ª Conferência Nacional de CT&I apontará o Brasil que queremos nos próximos anos”, afirma ministra
28/07/2023 08:27
Proposta prevê cabine de estudos gratuita com acesso à internet para estudantes de baixa renda
28/07/2023 08:23
Governo prepara ações para garantir que jovens terminem o ensino médio
28/07/2023 08:10