NOTICIA

Avaliação In Loco: Webinário esclarece procedimentos da visita simultânea

22/04/2022 10:22

Evento apresentou informações sobre a avaliação simultânea nas instituições de educação superior, com o objetivo de promover diálogo entre os envolvidos.

Com o objetivo de esclarecer os procedimentos que podem ser adotados em casos de visita simultânea de comissões avaliadoras durante a avaliação externa in loco das instituições de educação superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou webinário, nesta quarta-feira, 20 de abril, para apresentar informações acerca de visitas com mais de uma comissão no mesmo período. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube e contou com a participação do presidente do Inep, Danilo Dupas, do diretor de Avaliação da Educação Superior, Alvaro Parisi, e de sua equipe técnica.

Na abertura do seminário, Danilo Dupas destacou a importância do modelo de avaliação virtual in loco para dar mais celeridade aos processos de avaliação conduzidos pelo Inep, que tem como uma de suas características a possibilidade de visitas simultâneas. “A avaliação externa virtual in loco foi instituída há um ano, como uma das iniciativas prioritárias da minha gestão, e veio para propiciar uma nova dinâmica para as visitas das comissões avaliadoras”, pontuou.

O presidente do Inep também lembrou as vantagens que o novo modelo trouxe para os procedimentos da avaliação externa, como celeridade na designação, maior transparência no processo de avaliação e facilidade na execução das visitas às instituições de ensino superior em locais com maior dificuldade de acesso. “De abril de 2021 até hoje, foram realizadas 3.861 avaliações virtuais, o que estimamos se tratar de uma economia de recurso público na ordem de 20 milhões de reais por ano. E, a partir de maio, alcançaremos a média de mais de mil visitas a serem realizadas por mês”, informou Danilo Dupas.

Na sequência, a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (CGACGIES/Daes), Helena Albuquerque, e o coordenador de Fluxo Avaliativo da Daes, Rogério Dentello, explicaram sobre as visitas simultâneas, listaram os benefícios do modelo, responderam perguntas enviadas pelos avaliadores via formulário e esclareceram sobre o acompanhamento de representantes do Inep durante as avaliações.

O evento foi encerrado pelo diretor da Daes, Alvaro Parisi, que agradeceu a participação do público e explicou sobre a dinâmica da visita simultânea. “Esse modelo possibilita um enriquecimento para a avaliação externa virtual in loco, campeã de alcance e das possibilidades para as visitas das comissões avaliadoras, tornando o processo mais ágil e econômico”, reforçou.

Perguntas – O Inep disponibiliza o e-mail cgacgies.daes@inep.gov.br para o envio de perguntas sobre as visitas simultâneas de comissões avaliadoras. As dúvidas são esclarecidas pela equipe técnica da Daes.

Assista ao webinário sobre visita simultânea

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.