NOTICIA

Capes: Conselho Superior aprova novos coordenadores de áreas

21/01/2022 14:58

A primeira reunião extraordinária do Conselho Superior da CAPES em 2022, realizada por videoconferência, trouxe os nomes de cinco novos coordenadores de áreas de avaliação. Escolhidos por representantes das próprias áreas e referendados pelos conselheiros, eles ocuparão vagas referentes às renúncias ocorridas em 2021, restabelecendo plenamente a Avaliação Quadrienal 2017-2020.


Os novos coordenadores são Carlos Henrique Monken (Astronomia/Física), Gherhardt Ribatski (Engenharias III), Lucia Albuquerque (Zootecnia e Recursos Pesqueiros), Nancy Garcia (Matemática/Probabilidade e Estatística) e Thiago Paixão (Química). Eles receberam o maior número de votos de toda a comunidade acadêmica e científica. As nomeações serão oficializadas em portaria.


Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressaltou o caráter democrático do pleito. “Como forma de prestação de contas dessa presidência, quero dizer que tivemos intenso diálogo com a sociedade científica”, disse. “Foram eleitas pessoas que de fato representam a alta sociedade científica”.


O conselheiro Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), também participou das conversas com as áreas e ressaltou o “caráter democrático” da eleição. Robério Silva, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), seguiu na mesma linha: “A CAPES respeitou a consulta democrática às áreas”.


Para o representante do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) no colegiado, Paulo Jorge Parreira, “o procedimento foi o correto”. Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), manifestou “plena concordância com o encaminhamento”. “Os nomes têm representatividade científica”, completou o conselheiro Luiz Roberto Liza Curi.


Além da eleição, Cláudia de Toledo destacou a recomposição de R$540 milhões no orçamento da CAPES para este ano, a criação do grupo de trabalho para discutir educação a distância na pós-graduação stricto sensu e tratativas para recompor o valor de bolsas de estudo, não reajustado desde 2013.


Os demais conselheiros presentes na reunião extraordinária foram Mauro Rabelo e Wagner Vilas Boas, secretários de Educação Básica e Educação Superior, respectivamente, do Ministério da Educação (MEC), Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcus Vinícius David, presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e Abílio Baeta Neves, Otavio Luiz Junior, Ricardo Sayeg e Sílvia Velázquez, representantes da comunidade acadêmica no colegiado. Também participaram os diretores da CAPES.


Sobre o Conselho Superior

O Conselho Superior da CAPES é um órgão colegiado deliberativo, que reúne o corpo diretor da Coordenação, representantes da comunidade acadêmica e do setor empresarial. Entre seus objetivos, está a definição de linhas orientadoras e o estabelecimento das prioridades de atividades da Fundação.


Fonte: MEC

4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.