NOTICIA

CAPES empossa os coordenadores das 49 áreas de avaliação

19/12/2022 09:03

Os nomes foram recomendados pela comunidade acadêmico-científica e ratificados pelo Conselho Superior e pela presidência da Fundação

A CAPES deu posse aos 49 coordenadores das áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. A cerimônia ocorreu por videoconferência nesta última quinta-feira, 15 de dezembro. Nela, os novos representantes se apresentaram e três diretores da Fundação (Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais) explicaram a estrutura  das respectivas diretorias.

Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da CAPES, observou que os nomes foram legitimados em três etapas. Primeiro, pela comunidade acadêmico-científica, que apresentou  1.264 indicados. Segundo, pelo Conselho Superior da CAPES, que formou listas tríplices com preferência para os mais votados pelos colegas de área. E, por último, pela própria presidência da Fundação, que nomeou os coordenadores no fim de novembro.

A presidente da CAPES classificou os empossados como “grandes nomes comprometidos com a avaliação da pós-graduação brasileira”. Cláudia de Toledo ainda destacou um aumento na representatividade feminina, em 35% do total de coordenadores: “Conseguimos subir ao dobro da composição anterior na questão de gênero”. Em relação às regiões, ela pontuou que o Nordeste registrou 20% do total de coordenadores e disse ainda ser necessário esforços para fazer subir o Norte (10%) e o Centro-Oeste (7%). O Sudeste segue na dianteira, com 45%, e o Sul teve 18%.

Sergio Avellar, diretor de Avaliação da CAPES, apresentou o processo avaliativo e algumas funções dos coordenadores de áreas, tais como: avaliar propostas de cursos novos, realizar a Avaliação Quadrienal, propor critérios de avaliação e garantir a interlocução com a comunidade acadêmico-científica. “A Avaliação atesta a qualidade dos programas de pós-graduação e faz um escalonamento deles, além de traçar um retrato da pós-graduação, identificando assimetrias no sistema”, explicou.

Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, e Livia Palumbo, diretora de Relações Internacionais da Agência, falaram sobre suas diretorias e suas finalidades. “A Diretoria de Programas e Bolsas no País é responsável por formular políticas públicas de pós-graduação no País: formação de recursos humanos, correção de assimetrias e atendimento em áreas estratégicas e emergenciais”, disse Zena. “A Diretoria de Relações Internacionais foi criada com o propósito de unir as ações de internacionalização da CAPES”, afirmou Livia.

Os mandatos dos novos coordenadores que se iniciam agora vão até 15 de março de 2026. O processo eleitoral para a escolha das 49 coordenações foi pautado pelo critério do número de votos advindos da Academia, o que demarca a natureza democrática do procedimento de indicação dos novos e novas coordenadores e coordenadoras. A este critério de escolha foram acrescidos aqueles estabelecidos na Portaria 171/2022 que determina a equidade de gênero, etnia e igualdade na distribuição das regiões do País.

A reunião contou ainda com coordenadores da CAPES e Guilherme Alcântara, procurador federal junto à Fundação. Ele explicou as atribuições legais da Agência.

Experiência e expectativa
Coordenadores consultados pela reportagem enfatizam o fato de a Avaliação Quadrienal 2017-2020 ter sido marcada por desafios, como a pandemia da COVID-19 e questionamentos judiciais que chegaram a suspender o processo por dois meses. Apesar disso, eles celebram os resultados.

Flaviane Magalhães de Barros Bolzan de Morais, coordenadora do Direito, ressaltou o processo judicial que marcou parte de 2021 e de 2022. “Mesmo com a judicialização, tivemos um êxito muito grande. Seria uma avaliação por si só desafiadora, porque tínhamos um novo ângulo para avaliar os programas, com indicadores qualitativos, e não mais estritamente produtivistas”, disse.

Avelino Zorzo é o novo coordenador de Ciências da Computação. Ele destacou os impactos da pandemia como desafios para os próximos anos. “A pandemia começou em 2020, mas as consequências para a pós-graduação serão vistas no ciclo atual, nos anos de 2021, 2022, 2023”, afirmou. “Dito isso, a Avaliação Quadrienal trouxe avanços importantes, como a organização de coordenadores em Colégios e a realização em diferentes etapas”, concluiu.

Reconduzido à coordenação da área de Psicologia, Gerson Aparecido Yukio Tomanari classificou o ciclo de 2017 a 2020 como “bastante atípico” e enfatizou a pandemia e a judicialização como os principais componentes para tal. Mas disse: “O sentimento para o próximo período é de esperança, uma vez que já temos uma ficha de avaliação já testada”.

Conheça os  novos coordenadores.

Legenda das imagens:
Banner imagem 1:  Diretores da CAPES explicaram como funciona a estrutura da Fundação e os novos coordenadores se apresentaram (Foto: Divulgação)
Imagem 2: Cláudia Queda de Toledo, os novos coordenadores são "grandes nomes comprometidos com a avaliação da pós-graduação" (Foto:  CGCOM/CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.