NOTICIA

CAPES entrega prêmio de mobilidade urbana sustentável

09/12/2022 07:58

Junto com a Fundação Grupo Volkswagen, Agência deu R$25 mil a cada vencedor

A CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen entregaram nesta quarta-feira, 7 de dezembro, três prêmios de R$25 mil cada a autores de trabalhos sobre mobilidade urbana sustentável. Os critérios de seleção englobaram originalidade, relevância e possibilidade de aplicação prática dos trabalhos. Esta foi a primeira edição do Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável, cuja cerimônia ocorreu na sede da Agência, em Brasília.

Zena Martins, presidente substituta da CAPES, disse que o prêmio é uma “ação importantíssima, pois além de disseminar o conhecimento científico, permite homenagear e reconhecer a qualidade da ciência que a pós-graduação brasileira produz”. Em seguida ressaltou a parte da aplicação prática reconhecida pela premiação: “o que interessa para nós é o retorno para a sociedade, que é o objetivo de qualquer política pública feita neste País”. Também participaram da cerimônia diretores e servidores da Fundação.

Vitor Hugo Silva Néia, diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, disse que a premiação reconhece “pesquisadores autores de artigos com temas caros à Fundação e que afetam milhões de brasileiros”, e completou: “Esperamos dar luz a esses estudos que têm muito a contribuir, trazendo mais sustentabilidade a nossa sociedade”.

O prêmio tem três categorias. Os vencedores são: Samuel Figueira da Silva (Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Leves), Leticia Alves Lima Zanetti (Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Pesados – Caminhões e Ônibus) e Luis André Wernecke Fumagalli (Modelos Sustentáveis de Negócios Conectados a Melhorias Urbanas). Na primeira e terceira categorias houve registros de menções honrosas, para Jorge Enrique Velandia Vargas e Flávio Tonoli Mariotto, respectivamente. Todos os pesquisadores são da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), à exceção de Fumagalli, que é da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

“Receber uma premiação como essa depois de um período tão difícil para desenvolvimento de pesquisa significa que cada esforço para a realização desse trabalho valeu a pena”, destacou Samuel Figueira da Silva.  Seu artigo propõe uma metodologia de análise para diminuir o consumo de combustível e energia elétrica, emissões da descarga, assim como melhorar a bateria em veículos híbridos elétricos do tipo plug-in.

Leticia Zanetti disse que o prêmio é uma iniciativa que “viabiliza a realização da ciência, com a formulação de soluções para problemas do dia a dia”. A autora propõe o uso de energia limpa ao discutir o uso de frota de ônibus elétricos, sugerindo também um modelo para redução de custos operacionais de uma estação de carregamento sustentável sob diferentes tipos de recarga.

Para Luis André Wernecke Fumagalli, “o prêmio vem em boa hora e será importante para os próximos artigos”. O autor desenvolve um modelo de previsão de demanda a ser utilizado no transporte público na cidade de Curitiba.

Sobre o Prêmio
Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável é fruto de parceria entre a CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen, que desde 1979 investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Duas causas são prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. São avaliados trabalhos individuais ou em coautoria de mestres e doutores brasileiros ou de alunos matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Os três vencedores do prêmio, ao centro, entre a presidente substituta da CAPES e o diretor da Fundação Grupo Volkswagen (Foto: Guilherme Gomes - CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Representantes da CAPES e da Fundação Grupo Volkswagen reunidos após a entrega dos prêmios (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.