NOTICIA

CAPES libera 30 bolsas para educadores na Irlanda em 2023

10/01/2023 07:11

As inscrições vão até 20 de janeiro e os candidatos devem concluir um programa de inglês on-line como parte do processo de seleção

A CAPES abriu vagas para trinta profissionais de educação ingressarem em curso de pós-graduação em gestão e liderança educacional, na Irlanda, a partir de setembro de 2023. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro do próximo ano. O processo seletivo inclui um programa de inglês on-line de oito semanas de duração, que se inicia em março de 2023, ministrado pela Mary Immaculate College (MIC).

Na fase inicial de seleção, 120 educadores participarão do programa de inglês on-line. Receberão certificados de participação todos os profissionais que concluírem o curso de inglês de oito semanas, desde que tenham cumprido a carga horária e realizado os trabalhos exigidos. Aqueles que atingirem os níveis mais altos de proficiência serão direcionados a concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos.

Os trinta professores selecionados terão aulas adicionais de inglês on-line durante os meses de julho e agosto de 2023 e receberão suporte de 'inglês para fins acadêmicos' durante toda a estadia na Irlanda. Ali os selecionados cumprirão um programa em módulos, de setembro de 2023 a maio de 2024, que inclui temas como estilos e perspectivas sobre lideranças; aprendizagem e tutoria de professores; liderança e mudança curricular, e liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.

(Edital nº 43/2022)

Entusiasmo compartilhado
O Presidente da Mary Immaculate College, Professor Eugene Wall, manifestou orgulho de continuar esse importante relacionamento com a CAPES. “Tivemos uma experiência maravilhosa recebendo lideranças das escolas brasileiras em 2019. Estamos muito felizes em continuar com esta parceria com a CAPES, que é benéfica para ambos os países.”

Wall relaciona avanços de seu país a investimentos sustentados em educação. “Conseguimos transformar nossa história econômica, graças em grande parte ao investimento em educação. Estamos extremamente orgulhosos de termos sido escolhidos pelo governo brasileiro para que possamos compartilhar nossa experiência e conhecimento.”

A Coordenadora Geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas na CAPES, Lorena Lins Damasceno, acredita que a parceria com a Mary Immaculate College possibilita trazer ainda mais conhecimento e oportunidades para nossos educadores, “e assim desenvolver melhores resultados na educação básica do Brasil”, afirmou.

Programa ampliado
Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. O Diploma Internacional de Pós-Graduação em Mentoria e Liderança em Escolas é resultado de um programa de 360 ??horas que, cujo objetivo é ajudar educadores a ampliar conhecimentos, habilidades e insights sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. O programa é projetado para professores que desejam assumir papéis de liderança em suas escolas.

A segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda é mais ampla que a primeira. Antes restritas a pessoas em cargos de coordenação, as oportunidades agora são para professores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores escolares e profissionais lotados nas secretarias de Educação que exerçam atividades de gestão educacional ou relacionadas à formação de professores.

Os selecionados terão direito à bolsa, auxílio-instalação, seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta na classe econômica, hospedagem, alimentação (almoço e coffee break), deslocamento na Irlanda (aeroporto/hotel/aeroporto). Os valores são todos em euros e estão disponíveis no Edital nº 43/2022, assim como os demais pré-requisitos para participar.

Quatro anos de parceria
A parceria entre a CAPES e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta professores premiados por sua atuação no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu.  Em 2019, a MIC recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram o Diploma de Pós Graduação em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional).

Apesar de alguns participantes terem retornado mais cedo do que o previsto, em função da pandemia de COVID-19, todos completaram o programa on-line e ressaltaram os pontos positivos da experiência. Segundo os participantes, o programa auxiliou não somente na trajetória profissional, mas também em suas vidas pessoais. Dos dezenove professores, sete seguiram para o nível de mestrado do curso, em módulo on-line. O projeto atual representa o segundo de três editais previstos na parceria entre a Mary Immaculate College e a CAPES.

Sobre a Mary Immaculate College
A Mary Immaculate College (MIC) é uma faculdade de nível universitário com vínculos acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da Irlanda. A faculdade multicampi tem mais de 5.000 alunos matriculados em cursos de educação e artes liberais nos níveis de graduação e pós-graduação. A MIC é a maior faculdade de formação de professores da Irlanda, formando anualmente mais de 800 profissionais. Os graduados da MIC representam quase 40% dos professores que lecionam atualmente no sistema de educação básica irlandês.

A MIC é reconhecida internacionalmente como um centro de excelência para educação inicial de professores e desenvolvimento profissional contínuo para professores e dirigentes escolares, chegando até o nível de doutorado. A faculdade irlandesa mantém parcerias acadêmicas com várias universidades brasileiras, incluindo PUC São Paulo, PUC Rio Grande do Sul, UFF, UFMG, UFOP e USP.

Sobre a Irlanda
Conhecida historicamente pela “diáspora Irlandesa”, uma onda prolongada de emigração iniciada nos anos 1840, hoje a Irlanda é um destino preferencial para jovens do mundo inteiro em busca de oportunidades. A pequena ilha situada no litoral oeste da Europa mudou a própria história por meio de décadas de investimento contínuo em educação, tornando-se um núcleo multicultural de inovação e criatividade, cuja economia apresenta o crescimento mais rápido da Europa.

Com informações da Mary Immaculate College (MIC).

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.