NOTICIA

Censo Escolar: Inep apresentará resultados do Censo na segunda (31)

28/01/2022 11:26

Live de apresentação dos resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2021 será segunda-feira, 31 de janeiro, às 15h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentará os resultados da coleta da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 — Matrícula Inicial — na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, às 15h (horário de Brasília), durante videoconferência no canal do Instituto no YouTube. Na mesma data, serão disponibilizados, no portal do Inep, os microdados, sinopses estatísticas e uma cesta de indicadores calculada a partir dos dados.

A live contará com a presença do presidente do Inep, Danilo Dupas, e da diretora de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto, Michele Melo. A apresentação será conduzida pelo diretor de Estatísticas Educacionais (Deed) da Autarquia, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. O Ministério da Educação (MEC) também participará do evento, representado pelas seguintes autoridades: Victor Godoy Veiga, secretário-Executivo e ministro substituto; Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica; e Carlos Francisco de Paula Nadalim, secretário de Alfabetização.

A coleta das informações do Censo Escolar é dividida em duas etapas, Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Na primeira, o Inep apurou, no período de 18 junho a 23 de agosto de 2021, informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Já na segunda etapa (Situação do Aluno), que terá os dados coletados no período de 1º de fevereiro a 17 de março de 2022, serão levantadas informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo de 2021.

Censo Escolar – O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Sua realização é coordenada pelo Inep, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Serviço:

Live de apresentação dos resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2021

Quando: Segunda-feira, 31 de janeiro, às 15h (horário de Brasília)

OndeCanal do Inep no YouTube

Confira os resultados do Censo Escolar 2021

Saiba mais sobre o Censo Escolar

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep 


MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.