NOTICIA

Cláudia de Toledo reúne-se com comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação

23/06/2021 11:21

Foi o primeiro encontro da presidente da CAPES com o colegiado responsável por definir novas diretrizes para a pós-graduação do País

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, reuniu-se nesta última quarta-feira, 16 de junho, com a Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Foi o primeiro encontro da titular da Fundação com os representantes do colegiado responsável por definir novas diretrizes, estratégias e metas para a pós-graduação no Brasil.

A presidente da CAPES destacou o trabalho da comissão. “Quero reafirmar as palavras aperfeiçoamento e evolução como mote da gestão, mas precedidas de muita reflexão e pluralidade. Em nome da CAPES quero agradecê-los pelos trabalhos. A gestão refletirá sobre o diagnóstico feito pelos senhores e o levará ao Conselho Superior”, disse.

O encontro se deu pouco antes do início da montagem do relatório final, prevista para 29 de junho. Os integrantes da comissão estipularam a data como ponto de partida para finalizar o documento que marca o encerramento de uma década de atividades.

Jorge Audy, presidente do colegiado, disse que o relatório não representará apenas uma ou outra instituição da pós-graduação, mas o interesse público. “Nós nos sentimos num trabalho de enorme responsabilidade em nome do País”, afirmou. Já José Fernandes Lima, decano da comissão, atentou para a importância de já se pensar o próximo PNPG, com um novo grupo: “A escrita do plano demanda tempo e é bom que comece em sondagens e debate.”

O PNPG é a política pública de maior prazo em que a CAPES é o ator principal. A Fundação tem por objetivo manter, pensar e estruturar o Sistema Nacional de Pós-Graduação, e o Plano Nacional de Pós-Graduação é o documento que norteia cada década desse trabalho.

Além dos já citados, participaram da reunião Adalberto Val, vice-presidente da comissão, Luiz Roberto Liza Curi, Guilherme Ary Plonski, Lucia Galvão de Albuquerque, Márcio de Castro Silva Filho, Nei Soma, Santuza Teixeira, Rui Otávio Andrade e Adalberto Grassi, este a convite, pois encontra-se em licença para realizar doutorado.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Montagem com um print da tela da reunião com uma imagem do banco de imagem (Foto: iStock/PrathanChorruangsak)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.