NOTICIA

Confira como a evolução humana pode aparecer no Enem

09/09/2022 12:29

Entenda como aconteceu o desenvolvimento e as mudanças sofridas pelos seres humanos ao longo de milhares de anos


A evolução humana é o conteúdo da biologia responsável por explorar as características e as mudanças sofridas pelos humanos que ocorreram nos últimos milhares de anos. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema pode aparecer na comparação entre os sistemas e as funções dos órgãos de cada um dos filos.


A professora de biologia Marcela Querino, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão realizar o exame no final deste ano.


Há indícios que os seres humanos surgiram em torno de 2,5 milhões de anos atrás. Desse período até os dias atuais, os humanos passaram por diversas mutações e processos evolutivos. Como, por exemplo, adquirir habilidades físicas, sensoriais e linguísticas.

Para a professora Querino é importante que o aluno saiba comparar as diferenças dos organismos dos animais. “Minha super dica pra nossa prova então agora de 2022 é pegar os sistemas e sair comparando, entender toda a evolução dos sistemas ao longo do reino animal”, acrescenta.


Uma das principais teorias da evolução humana foi desenvolvida pelo biólogo britânico Charles Darwin. Seus estudos são baseados na seleção natural das espécies, em que os seres mais desenvolvidos e adaptados sobrevivem.

“A gente precisa entender que a seleção natural atua na seleção do mais adaptado para aquela determinada condição. Por exemplo, o urso polar quando ele é branco ele tem vantagem no meio branco. Já o urso de pelo mais escuro, um amarronzado ou um preto já não levaria tanta vantagem”, explica a professora.

Querino reforça que a seleção natural seria a separação da melhor característica e a manutenção dela ao longo das gerações. Para a bióloga, o aluno precisa entender para o Enem que “não adianta nada selecionar se aquilo que foi selecionado não se mantém”.

A professora reforça que a teoria mais importante para a prova é a criada por Darwin. Contudo, é importante que os alunos entendam e saibam comparar as outras teses sobre a evolução humana.

Outras teorias

Teoria de Lamarck: explica que os seres vivos utilizam muito uma determinada parte do corpo ela se desenvolve mais que o órgão que não é tão utilizado;

Teoria sintética da evolução: afirma que as recombinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que terminam na evolução.


Fonte: Metrópoles

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.