NOTICIA

Conselho fala em 'preocupação' com demissões no Inep às vesperas do Enem

09/11/2021 10:33


Após debandada de servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais), o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) citou a sua "preocupação com as demissões" às vésperas da aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova, considerada a principal porta de entrada ao ensino superior, será aplicada daqui a 13 dias.


Nesta segunda-feira (8), pelo menos 35 funcionários ——incluindo 29 que trabalham em áreas ligadas ao Enem— pediram exoneração de seus cargos para pressionar a saída do presidente do Inep, Danilo Dupas. O Inep é um órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) responsável por estudos e avaliações educacionais, como o Enem.


"O Conselho Nacional de Secretários de Educação acompanha com muita preocupação o pedido de exoneração coletiva apresentado pelos responsáveis pelo Enem. Em alguns estados, há informações de que as provas do SAEB só chegarão no dia 22 de novembro, após a aplicação do Enem, o que possivelmente poderá esvaziar aquela avaliação", diz trecho do comunicado do Consed.


Fontes ouvidas pelo UOL afirmaram que o que ainda segura Danilo Dupas no cargo é sua relação pessoal com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. No começo da noite, o MEC divulgou nota em que afirma que o Enem "não será afetado" pelas mudanças.


Leia a nota na íntegra


Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) acompanha com muita preocupação o pedido de exoneração coletiva apresentado pelos responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Em alguns estados, há informações de que as provas do SAEB só chegarão no dia 22 de novembro, após a aplicação do ENEM, o que possivelmente poderá esvaziar aquela avaliação.


Lembramos que recentemente o INEP também não conseguiu apresentar à Comissão Intergovernamental de Financiamento da Educação Básica os estudos determinados por lei para as decisões sobre a distribuição dos recursos. A comissão é responsável pelos fatores de ponderação do FUNDEB e a falta dos estudos prejudicou a decisão de estados e municípios em 2021.


Sabe-se que o INEP é uma instituição central na execução de duas ações imediatas, que são as avaliações do SAEB e o ENEM, e o recente pedido de exoneração coletivo apenas revela as dificuldades vivenciadas pela entidade.


Dessa forma, o CONSED pede mais atenção do Ministério da Educação na condução das atividades do INEP.


Fonte: UOL Educação

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.