NOTICIA

ENADE: Preenchimento do Questionário do Estudante vai até 26/11

17/11/2022 11:21

Instrumento é utilizado para contextualizar os resultados da prova e subsidiar os processos de avaliação de cursos e instituições de educação superior


O concluinte inscrito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 tem até o dia 26 de novembro para preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade. Até esta quarta-feira, 16 de novembro, 355.334 pessoas (59,41%), dos 598.116 inscritos no Enade 2022, já haviam respondido ao questionário. O instrumento é utilizado para compor o perfil do participante do exame e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no exame, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. O preenchimento do questionário é obrigatório para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame, assim como a realização da prova, que será aplicada dia 27 de novembro.

Os coordenadores de curso e os procuradores institucionais conseguem acompanhar, por meio do Sistema Enade, quais estudantes já concluíram o requisito. A funcionalidade de acompanhamento disponibilizada no sistema permite que as instituições de educação superior orientem cada participante acerca de suas obrigações perante o exame. As respostas específicas de cada estudante, entretanto, são sigilosas e serão tratadas pelo Inep em conjunto com as respostas dos demais, por curso de graduação, para a geração de estatísticas e indicadores educacionais.

Ao preencher o questionário, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e instituição de educação superior em diferentes aspectos. O preenchimento permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conhecer melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil.

O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. Caso o inscrito perceba alguma dessas situações, configurando tentativa de manipulação do preenchimento do questionário, é necessário entrar em contato com o Inep por meio dos canais disponíveis para o “Atendimento ao cidadão”, disponíveis no portal do Instituto.

Cadastro do Estudante – Os estudantes inscritos no Enade também têm até o dia 26 de novembro para preencherem o Cadastro do Estudante no sistema do exame. No formulário, eles devem informar CPF, conforme registrado na Receita Federal; endereço de e-mail e número de telefone válidos. Além disso, também precisam anexar foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, de rosto inteiro, enquadrada da cabeça aos ombros, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Confira o Edital n.º 51/2022

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.