NOTICIA

Enade: Questionário do Coordenador está disponível

08/12/2022 08:53

Questionário deve ser preenchido pelos coordenadores dos cursos avaliados no Enade 2022. Instrumento pode ser respondido no Sistema Enade até 9/12


Os coordenadores dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 podem preencher o Questionário do Coordenador até o dia 9 de dezembro, por meio do Sistema Enade. O instrumento tem o objetivo de levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, de modo a auxiliar na compreensão dos resultados dos estudantes no exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova do Enade 2022 no dia 27 de novembro. O exame avaliou os cursos do ano III do ciclo avaliativo, composto pelos cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também avaliou os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Cronograma – A partir do dia 4 de janeiro de 2023, o Inep divulgará a relação de estudantes em situação regular no Enade. Na mesma data, o estudante que não tiver participado da prova e as instituições de educação superior poderão registrar solicitações de dispensa de prova, a depender da natureza do motivo, conforme previsto no edital do Enade 2022. Aos estudantes cabe registrar justificativas de ausência relacionadas a motivações pessoais ou de trabalho. Os coordenadores de curso devem realizar os registros relacionados a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado no Enade.

As solicitações registradas pelos estudantes serão analisadas pelos coordenadores de curso, ao passo que as registradas pelos coordenadores serão analisadas pelo Inep. As análises e deliberações das solicitações de dispensa de prova serão divulgadas, tanto pela instituição quanto pelo Inep, até 27 de janeiro. Aqueles que tiverem os pedidos negados poderão interpor recurso ao Inep de 28 de janeiro a 10 de fevereiro.  O resultado dos recursos será divulgado dia 27 de fevereiro, quando o Inep publicará a definição da base de estudantes com resultados válidos para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Todas as ações devem ser realizadas pelo Sistema Enade.

O resultado do Enade será divulgado a partir de 31 de agosto, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante; dos Microdados; dos Relatórios de Cursos; das instituições de educação superior e Síntese de Área; além do Conceito Enade.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.