NOTICIA

Enade: Recurso à análise de dispensa de prova é até 10/2

08/02/2023 10:00

Instituição de educação superior e estudante têm até 10/2 para interpor recurso ao resultado da análise. Procedimento deve ser feito pelo Sistema Enade


O período de recurso à análise de dispensa de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 vai até o dia 10 de fevereiro. O procedimento deve ser realizado no Sistema Enade, pelo mesmo solicitante que apresentou o pedido de dispensa – estudante ou instituição de educação superior.

A dispensa de prova visa à regularização da situação do estudante concluinte no Enade 2022 que não pôde comparecer no dia da aplicação da prova, conforme condições listadas no edital do exame.

O pedido de dispensa de prova por parte do estudante é para aquele que se encontrou em situação irregular no exame por não ter comparecido à prova devido a motivos pessoais ou profissionais. Deferido o pedido de dispensa, a regularidade é registrada apenas para que preencheu o Questionário do Estudante no período devido.

Já a iniciativa por parte da instituição de educação superior pode ser feita para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (intercâmbio). Também vale para casos de estudantes que não compareceram ao local de prova em decorrência da indicação incorreta do município de prova pelo coordenador do curso, na inscrição do estudante.

Resultado – O resultado dos recursos será divulgado no dia 27 de fevereiro, no Sistema Enade. Aqueles que tiverem a solicitação deferida e tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido em edital, serão regularizados, automaticamente, no Enade 2022.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior a qual está vinculado.

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.