NOTICIA

ENADE: Recurso para dispensa de prova vai até 11/2

08/02/2022 11:39

Estudantes e instituições de educação superior podem solicitar uma nova análise dos pedidos referentes ao Enade 2021. É necessário comprovar o motivo da ausência.


Termina, na próxima sexta-feira, 11 de fevereiro, o período de recurso referente à solicitação de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. A nova análise deve ser solicitada, por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência na prova, conforme previsto no edital do exame.

Nos dois tipos de solicitação, é preciso comprovar o motivo da falta, por meio de documentação, conforme as exigências previstas em edital. Os documentos devem ser anexados ao sistema em formato PDF, com tamanho máximo de 2 MB. Caberá, então, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisar todas as solicitações realizadas em caráter recursal. Os resultados dos recursos serão divulgados até o dia 21 de fevereiro.

Solicitação do estudante – A pessoa que não realizou a prova e teve sua solicitação original indeferida ou não analisada pelo coordenador de curso pode solicitar uma nova análise do pedido de dispensa. Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto e casamento. Extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação também estão entre os motivos aceitos, além de luto, questões relacionadas à saúde, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, entre outras condições. Compromissos profissionais também se enquadram nas situações que permitem ao estudante pedir a dispensa. Em contraponto, pessoas eliminadas do exame no local de aplicação não podem fazer a solicitação.

Solicitação da instituição – O recurso ao pedido de dispensa por iniciativa da instituição de educação superior pode ser feito para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (intercâmbio) e para quem não compareceu ao local de prova em decorrência da indicação incorreta do município de prova no ato da inscrição. Não cabe à instituição solicitar dispensa de prova quando o estudante faltou ao exame por motivo pessoal ou profissional. Para interpor recurso, a instituição deve estar atenta a esses critérios.

Regularidade – Os estudantes com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizados junto ao Enade 2021, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante. A relação de regulares pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores institucionais educacionais.

Irregularidade – Os estudantes que permanecerem em situação irregular junto ao Enade 2021 depois de finalizados todos os processos de dispensa de prova terão sua regularidade atribuída pelo Inep no dia 1º de setembro de 2022, ao final do período de inscrição da edição subsequente do exame.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.