NOTICIA

ENARE: Inscrições para o Exame Nacional de Residência terminam nesta segunda-feira (3)

03/10/2022 11:41

Nesta edição, foram ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 92 instituições para as áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, biomedicina e entre outras



Foto ilustrativa: Pixabay - pexels.com

Estudantes da área de saúde que desejarem participar da edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), têm até a próxima segunda-feira (3) para realizarem a inscrição. Nesta edição, foram ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 92 instituições para as áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, biomedicina entre outras.

 As inscrições devem ser realizadas por meio do site enare.ebserh.gov.br. Em seguida, os candidatos receberão o boleto para quitação da taxa de inscrição, que nesta edição terá o vencimento para o dia subsequente. Vale ressaltar que a inscrição será confirmada somente após o pagamento da taxa, que é de R$ 270,00 para residência médica, independentemente da especialidade, e R$ 180,00 para todas as profissões das áreas uniprofissional ou multiprofissional.

 O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (uniprofissional ou multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

O período para o envio da documentação para análise curricular ocorrerá até o dia 5 de outubro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 6 de novembro nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é de que o resultado seja divulgado ao final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados vai de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o Exame unificado apresentou vantagens como menor custo, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, entre outras.

Enem da Residência

 O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao do Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas em aberto.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos que disputaram 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC, além de um hospital militar. A segunda edição, realizada no ano passado, contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Ebserh


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.