NOTICIA

ENEM: Inscritos já podem conferir locais e horários de prova

06/01/2021 14:26

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante. Documento também registra se o participante deve ter atendimento especializado

Inscritos na versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir os horários e os locais de prova. Crédito: Pexels

Inscritos na versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir os horários e os locais de prova. As informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Até as 10h30 desta terça-feira, 5 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 500 mil acessos aos cartões. As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). O Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes da versão digital estará disponível em 15 de janeiro. 

O documento contém o número de inscrição de cada participante e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito o leve nos dias de aplicação. O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.  

É importante lembrar que, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao cartão. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência no acesso aos sistemas. O procedimento faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.

Canais de informação – Vale destacar que, entre os canais de informação sobre o exame, o Inep disponibiliza o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante também pode realizar um simulado, como preparação para a prova. Já no site do Enem, é possível verificar o cronograma, além de instruções para antes, durante e depois do exame. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações que ficam disponíveis desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos, como manuais, guias e cartilhas.

Perguntas Frequentes – O Inep conta, ainda, com uma página, em seu portal oficial, voltada às perguntas frequentes sobre o Enem 2020. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, o Inep confirmou 5.783.357 inscrições para o Enem 2020.

Acesse a Página do Participante

Acesse o site do Enem

Baixe o aplicativo do Enem

Acesse o Perguntas Frequentes do Enem

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.