NOTICIA

Enem: Prazo para recurso sobre a RNC vai até 1º de setembro

26/08/2022 10:26

Interessados em compor a Rede Nacional de Certificadores do Enem podem fazer nova tentativa, caso inscrição não tenha sido confirmada, por meio do Sistema RNC


As pessoas que não tiveram as inscrições confirmadas para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 podem entrar com recurso até o dia 1º de setembro. O prazo, que terminaria em 30 de agosto, foi retificado por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta última quinta-feira (25). Os interessados podem verificar se a inscrição foi confirmada no Sistema RNC. Entre outras atribuições, os colaboradores da rede serão responsáveis por certificar, in loco, os procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem (13 e 20 de novembro).  

A não confirmação de inscritos ocorre por inconsistência nas informações prestadas ou em relação à documentação exigida. Nesse sentido, cabe ressaltar que podem se candidatar à RNC servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2022. É necessário ter o ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. 

Declaração No caso dos professores, é preciso preencher a declaração disponível no Sistema RNC, informando nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas para as quais leciona e carga horária total. Se o docente atuar em mais de uma escola, deve preencher o documento com as informações do local em que atua com a maior carga horária. A declaração deve ser anexada ao sistema em formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB. Esse documento deve ser assinado e carimbado pelo gestor ou o diretor da escola em que o professor trabalha, conforme prevê o edital. 

Capacitação – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os inscritos aptos à capacitação no dia 9 de setembro. Essas pessoas deverão participar do curso a distância promovido pelo Instituto, por meio do qual serão instruídos a respeito dos procedimentos, normas e critérios técnicos da RNC. Os colaboradores serão habilitados a atuar como certificadores somente após serem aprovados no curso com, no mínimo, 70% de aproveitamento. Entre outras funções, os convocados também serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Inep possíveis ocorrências identificadas.

Acesse o Edital que trata das inscrições para a RNC (nº 49/2022)

Acesse a retificação do Edital nº 49/2022

Acesse o Sistema RNC

Saiba mais sobre o Enem

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.