NOTICIA

Ensino de sociologia é tema da nova edição da Em Aberto

07/10/2021 10:29

Número 111 da revista apresenta estudos sobre transformações ocorridas no campo da sociologia nos últimos anos. Publicação está disponível na plataforma OJS.

Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. Crédito: Reprodução/ Inep.

Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. Crédito: Reprodução/ Inep.

Com o título “Ensino de Sociologia”, a edição 111 da revista Em Aberto está disponível na plataforma OJS (Open Journal System) e também pode ser acessada pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação aborda o tema por meio de estudos e pesquisas referentes às transformações ocorridas no campo da sociologia nos últimos anos, com base na realidade brasileira e de outros países, como Argentina e Espanha.

Na seção Enfoque, a revista apresenta um balanço geral sobre o ensino de sociologia no Brasil, com destaque às transformações que essa disciplina sofreu ao longo do tempo, bem como os avanços e os retrocessos que ocorreram no âmbito do currículo escolar, do livro didático e da formação de professores.

Já na editoria Pontos de Vista, são apresentados sete artigos que abordam temas como a implantação da disciplina de sociologia no ensino médio desde 2009; a formação de professores dessa etapa no contexto da reforma educacional delimitada a partir de três normatizações legais; o perfil dos alunos do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e a contribuição de suas produções ao ensino de sociologia na educação básica; as três gerações de livros didáticos da área no Brasil (1920-2016); o processo de institucionalização da sociologia escolar a partir de manuais escolares; a criação do primeiro curso de sociologia, na Argentina, em 1957; e o impacto da Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (Lomce) no ensino de sociologia na educação secundária pós-obrigatória na Espanha.

A publicação também conta com uma entrevista com a professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva, na seção Espaço Aberto, na qual ela analisa as perspectivas para o ensino de sociologia, com destaque para a formação de professores por meio do Profsocio. Além disso, a edição 111 da Em Aberto traz resumos de livros sobre o tema, na seção Bibliografia Comentada, e análise de duas obras na parte de Resenhas.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Acesse a publicação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.