NOTICIA

Estudantes protestam em defesa do programa de pós-graduação em Serviço Social da PUCRS

20/10/2022 14:04

Universidade anunciou que não abrirá novo edital para ingresso no PPG em agosto deste ano, mas alunos já matriculados têm conclusão garantida.


Foto ilustrativa: O grupo pedirá uma reunião com a reitor da universidade

Laís Duarte Corrêa / Divulgação

Com cartazes e gritos de protesto, cerca de cem estudantes realizaram um ato em defesa do programa de pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na tarde dessa quarta-feira (19). A concentração teve início por volta das 17h30min, na parte externa do bloco 8, na sede da instituição, que fica no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. Em seguida, ocorreu uma aula pública.  


Em agosto deste ano, a PUCRS anunciou que não abriria novo edital para ingresso no PPG a partir de 2022, mas que os alunos já matriculados seguiriam em aula e com pesquisa até a obtenção dos diplomas de mestrado ou doutorado. 


Em nota enviada à reportagem de GZH nessa quarta, a instituição ressaltou que já dialogou com representantes discentes e entidades representativas “justificando que a integração entre graduação e pós-graduação é fundamental para a viabilidade do programa e, atualmente, a demanda da graduação é insuficiente para abertura de novas turmas”. 


Em relação ao ato, a universidade também destacou que “compreende que manifestações pacíficas são próprias da democracia e acolhe em seu Campus a diversidade de ideias e de posicionamentos que respeitem a efetivação dos direitos sociais e da constituição” (confira, abaixo, a nota na íntegra).  


Nos cartazes utilizados no ato, os discentes escreveram frases como “Serviço Social resiste”, “Cadê a humanidades da PUCRS?” e “A ciência importa e transforma”. Enquanto caminhavam pelo Campus com os cartazes, os estudantes se direcionavam à reitoria da instituição, afirmando que a “pesquisa não é mercadoria”.  


— Nosso programa de pós-graduação é o único que oferece doutorado em Serviço Social no Rio Grande do Sul e também o único com nota sete (na avaliação do Capes) no sul do país. Temos uma representação importante e estamos defendendo isso com o ato e a aula pública — diz Laís Duarte Corrêa, representante dos alunos do PPG de Serviço Social. 


Segundo ela, o grupo pedirá uma reunião com a reitor da universidade. Além disso, os estudantes pretendem levar a pauta ao arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler, devido ao fato de a PUC ser uma instituição católica. 


O encontro entre os estudantes está marcado há mais de um mês e foi divulgado por meio de uma publicação do perfil Resiste PPGSS/PUCRS, no Instagram. A aula pública, realizada a partir das 19h, contou com a participação da assistente social e professora aposentada da PUCRS Berenice Rojas Couto e do assistente social e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Giovane Antonio Scherer.


Leia a nota da PUCRS na íntegra


"A Universidade confirma a não abertura de edital de ingresso para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social a partir de 2022. Desde a decisão, já repercutida pela imprensa anteriormente, a instituição dialogou com representantes discentes e entidades representativas justificando que a integração entre graduação e pós-graduação é fundamental para a viabilidade do programa e, atualmente, a demanda da graduação é insuficiente para abertura de novas turmas. Essa decisão não gera nenhum prejuízo acadêmico aos atuais estudantes matriculados. A PUCRS compreende que manifestações pacíficas são próprias da democracia e acolhe em seu Campus a diversidade de ideias e de posicionamentos que respeitem a efetivação dos direitos sociais e da constituição."


Fonte: GZH Educação e Trabalho

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.