NOTICIA

FOPROP - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação CARTA DE RIO BRANCO

07/12/2021 11:24

CARTA DE RIO BRANCO


O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - FOPROP, reunido no XXXVII ENPROP - Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, em seu primeiro evento realizado na modalidade híbrida, sediado na Universidade Federal do Acre - UFAC -, em Rio Branco, entre os dias 23 a 25/11/2021, vem por meio desta Carta expressar sua preocupação com a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos que a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação brasileiras vêm sofrendo nos últimos anos.


Em praticamente todas as seções temáticas do ENPROP foram registradas manifestações, tanto dos expositores quanto da plenária, relativas aos incisivos e sucessivos cortes orçamentários aos quais a educação e a ciência brasileiras têm sido submetidas. Causa espécie e indignação constatar que o movimento anti-ciência brasileiro seja, muitas vezes, fomentado por autoridades governamentais que deveriam ser seus fiéis depositários. Mais assustador ainda é observar que tais fatos acontecem exatamente no momento em que o sistema de pós-graduação, ciência, tecnologia e inovação (CT&I) demonstra-se como bem sucedido no país, quando associado aos necessários e constantes montantes de investimento.


Esta Carta de Rio Branco torna pública à sociedade brasileira sua preocupação com o grave contexto supra delineado, na expectativa de que ela possa sensibilizar parte da nação, especialmente nos espectros políticos e sociais, visando a busca de soluções urgentes tendo em vista:


a. A necessidade de ampla e articulada divulgação do significado, dos propósitos e aplicações da ciência no Brasil, dos objetos da pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, reforçando o quanto os resultados desses processos contribuíram, contribuem e contribuirão para a soberania nacional, justa e com qualidade de vida, com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social;


b. A regulação do Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG, necessidade premente tanto da retomada e conclusão do processo da Avaliação Quadrienal (2017-2020), quanto da elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG. Ambos os instrumentos são essenciais para a estabilidade do Sistema como um todo, posto a premência da evidência dos propósitos, a visão de futuro, a missão, os objetivos e as metas para o decênio 2021-2030. Destaca-se a necessidade de um PNPG que dialogue com as necessidades, desafios e com as diferenças regionais do país;


c. A reversão dos cortes no PLOA 2022 em prol da educação, ciência, tecnologia e inovação, destacando ainda a necessidade de imediato cumprimento de dispositivo constitucional quanto ao descontingenciamento do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O FOPROP reforça e se integra às mobilizações nacionais em defesa urgente desta reversão de recursos.


Os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de todo o Brasil, reunidos no ENPROP 2021, reiteram, assim, seus compromissos com a qualidade e a excelência na formação de recursos humanos de alto nível no país, bem como com a ciência, as pesquisas, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, como vetores para o desenvolvimento sustentável, saúde, justiça social e ambiental, inclusão e prosperidade de toda a sociedade e, consequentemente para, sob princípios democráticos, a soberania nacional.


Rio Branco, AC, 25 de novembro de 2021.


DIRETÓRIO NACIONAL DO FOPROP


Fonte: FOPROP

4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.