NOTICIA

Fundo de Financiamento Estudantil fecha com 205 mil inscritos

14/03/2023 11:13

Processo seletivo para o Fies foi encerrado às 23h59 de sexta-feira, 10. Resultado será divulgado nesta terça-feira, 14 de março



Foto ilustrativa: Yan Krukau - pexels

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023 foi encerrado com 205.177 candidatos inscritos. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados. Os dados finais foram apurados após o fechamento do processo seletivo, na sexta-feira (10), às 23h59. Para esta etapa, foram disponibilizadas 67.301 vagas de concessão de financiamento. Para que o candidato concorresse ao financiamento, ele deveria concluir todas as etapas do processo, que é a confirmação e efetuação da inscrição. A inscrição só é computada se o estudante seguir todas as etapas do processo de inscrição. 

Próximos passos – as classificações no processo seletivo do Fies são apresentadas em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio e demais regras previstas no edital do processo seletivo vigente. As etapas de classificação e chamadas devem ser conferidas na página do Programa, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . O resultado será divulgado em 14 de março.  Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 15 e 17 de março.  

Lista de espera – aqueles que não forem selecionados já estão disputando, por meio da lista de espera do Fies, as vagas não preenchidas anteriormente. No Fies, a participação na lista de espera é automática. Cabe ao candidato ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do Programa. A convocação da lista de espera ocorrerá de 21 de março a 18 de maio, conforme o edital do Fies. 

Novo Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve passar por modificações em breve. Horas antes da abertura das inscrições para o Fies 2023 do primeiro semestre, na segunda-feira (7), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou que instituirá um Grupo de Trabalho (GT) para promover estudos técnicos relacionados ao financiamento estudantil. A Portaria 390, que oficializa o GT, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (8). 

Instituído no âmbito da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação (MEC), o GT tem como finalidade promover estudos técnicos relacionados ao Fies. Essa instância deverá realizar diagnósticos sobre a situação atual do Fies e apresentar propostas e cronograma para realização de estudos sobre Fundo. A expectativa do ministro é de que o grupo já comece a se reunir a partir da próxima semana. “Essa foi uma determinação do presidente Lula. Há uma inadimplência alta em relação ao Fies hoje. Alguns pontos importantes serão avaliados nesta nova discussão”, destacou Camilo. 

Entre as questões que devem ser reavaliadas estão o limite de financiamento e a desburocratização do Programa. Segundo o ministro, a intenção é que o Fies seja 100% digital a partir da próxima edição. O valor do teto de alguns cursos, como o caso de medicina, também entrará na pauta de discussão. “Tudo para que o aluno que deseja ter seu curso financiado pelo Fies possa ter regras mais sociais, mais justas e mais transparentes”, concluiu Santana.

Na tabela a seguir, constam os dados finais de inscritos e inscrições por Unidade da Federação (local de oferta do curso). 

 

Na tabela a seguir, consta o quantitativo de inscrições dos 20 cursos mais procurados.

Fonte: Sistema de Seleção do Fies - Fies Seleção/SESu/MEC 

Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa social que concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos. Ao final do curso, o financiado paga as prestações de acordo com o seu limite de renda, com juros zero. 

 


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.