NOTICIA

Grupo do PNPG prepara relatório sobre internacionalização

25/11/2022 16:55

A comissão responsável pela elaboração do relatório do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, conduzido pela CAPES, voltou a se reunir nesta semana. Em encontros virtuais, nos dias 22 e 23, os integrantes discutiram o relatório sobre a internacionalização e os temas centrais para elaboração do documento geral do plano.


No dia 22, o grupo de trabalho ligado à internacionalização debateu seu conceito, apresentou um diagnóstico da situação atual e fez recomendações. Segundo o relatório em discussão, no quadro atual da globalização da ciência, a internacionalização é entendida como instrumento fundamental para a qualificação da pesquisa realizada na pós-graduação do País.  Outro objetivo é a difusão internacional da qualidade da produção científica brasileira.


Em relação às recomendações, o grupo debateu a necessidade de vincular a internacionalização à política das instituições de ensino pesquisa, à redução das assimetrias regionais e  inclusão da diversidade, e às políticas de incentivo das agências de fomento. A discussão levantou a importância do Brasil ter um observatório de monitoramento da internacionalização acadêmica, com coleta de dados que  possa ser feita de forma simples e rápida.  


No dia 23, a comissão discutiu três dos oito temas centrais do documento geral do PNPG 2021-2030: fomento e relações com o setor produtividade e a sociedade, futuro dos egressos e dos ingressantes na pós-graduação, e internacional e visibilidade global. A equipe colocou as desigualdades, a evasão de alunos e a formação em áreas estratégicas para o País como alguns desafios da pós-graduação brasileira.  


Participaram dos encontros Esper Abrão Cavalheiro e Flaviane de Morais, presidente e vice-presidente da Comissão do PNPG. Integraram também os professores Diego Menezes, Vera Beatriz Siqueira, Emília Villani, Evaldo Ferreira Vilela, Márcia Abrahão Moura, Rachel Meneguello, Ricardo Hasson Saye e Sérgio Tibiriçá Amaral, Iara de Moraes Xavier, Waldemiro Gremski, Robério Rodrigues Silva, Lucindo José Quintans Junior, Romildo Dias Toledo Filho, Jorge Audy e Ben-Hur de Albuquerque e Silva. A comissão, que tem o apoio administrativo da Coordenação-Geral Colegiados (CGCOL), da CAPES, recebe subsídios das diretorias da Fundação com informações necessárias à elaboração do PNPG 2021-2030. 


A reunião do grupo de trabalho dá continuidade às atividades da comissão responsável pela elaboração do PNPG 2021-2030, que promoveu, dos dias 8 a 10 de novembro, uma série de encontros para discutir internacionalização, formas de fomento, relações da academia com o setor produtivo e a sociedade, futuro dos egressos e ingressantes da pós-graduação, as desigualdades regionais e o aperfeiçoamento na gestão e governança nas agências. O documento final deve servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas para a pós-graduação do País.


Sobre o PNPG

O PNPG é um plano decenal cujo objetivo é oferecer robustez ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e cumpre o calendário de atividades elaborado pela atual gestão da CAPES. O PNPG vai definir diretrizes, estratégias e metas para o avanço das propostas para o ensino e pesquisa no Brasil. A comissão tem papel deliberativo e autonomia para apresentar propostas de iniciativas, ações e políticas para a pós-graduação do País. O colegiado conta com ampla composição e nomes de peso da comunidade acadêmico-científica.


Fonte: Capes

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.