NOTICIA

Inep apresenta resultados do Censo Superior 2020 ao CNE

16/03/2022 13:41

Dados foram apresentados em reunião do Conselho Nacional de Educação, nesta última segunda-feira (14). Estatísticas estão disponíveis no portal do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou os resultados do Censo da Educação Superior 2020 ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em reunião ordinária pública com o Pleno da entidade. O encontro ocorreu virtualmente, nesta última segunda-feira, 14 de março. Os dados desta, que é a edição mais recente da pesquisa estatística, foram divulgados oficialmente pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 18 de fevereiro. As informações coletadas estão disponíveis no portal do Instituto.

Na reunião, o presidente do Inep, Danilo Dupas, e o diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, debateram junto aos conselheiros do CNE aspectos como os indicadores de trajetória dos estudantes, além do impacto de iniciativas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) nas taxas de conclusão.

Alternativas de ampliação da escolaridade da população, com base no cenário internacional, também foram temas abordados, considerando que dados do censo permitem analisar contextos da educação superior brasileira, em comparação a outros países, sob a perspectiva de diferentes estratégias e políticas adotadas. Outro destaque apontado durante a reunião, no que tange ao perfil de ingressantes e concluintes, foi a substancial vantagem das mulheres em relação aos homens, quando o assunto é ingressar e concluir a graduação iniciada.

Resultados – A educação superior brasileira manteve a tendência de crescimento nos números de matriculados, ingressantes e concluintes, no ano de 2020. Dados do censo revelam que houve manutenção e relativa alta dessas estatísticas. Em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas, sendo 1,2 milhão de concluintes. Ao todo, 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação no ano de referência da pesquisa. O levantamento constatou, ainda, que 323.376 professores atuaram no nível educacional. Foram registradas 2.457 instituições de educação superior no Brasil. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total.

EaD em crescimento  O número de matriculados em cursos a distância aumentou exponencialmente ao longo dos últimos anos. Em 2020, pela primeira vez na história, a quantidade de alunos que ingressou nessa modalidade ultrapassou o total de ingressos em cursos de graduação presenciais — esse fenômeno havia sido constatado, em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Contexto da pandemia Considerando o cenário da pandemia de covid-19, a data de referência do Censo da Educação Superior 2020 precisou ser flexibilizada, extraordinariamente, para o dia 30 de junho de 2021. A medida buscou, entre outros fatores, alinhar a pesquisa ao final do ano letivo de 2020, em decorrência das alterações nos calendários acadêmicos das instituições de ensino. Em virtude da crise sanitária, o Inep aplicou, pela primeira vez, os questionários sobre a “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”. O levantamento coletou informações inéditas, que revelaram como os estudantes, as instituições e as redes de ensino responderam às intercorrências durante o ano letivo de 2020.

Censo da Educação Superior  Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições desta etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse os Indicadores de Fluxo da Educação Superior

Acesse os Indicadores de Percentual de Docentes com Pós-Graduação stricto sensu

Acesse as Notas Estatísticas do Censo da Educação Superior 2020

Acesse a Sinopse Estatística da Educação Superior 2020

Acesse as Tabelas de Divulgação do Censo da Educação Superior 2020

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.