NOTICIA

Inep capacitará avaliadores dos cursos de saúde

14/03/2022 10:47

Formação é direcionada aos avaliadores dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. Cerca de 600 profissionais foram convocados.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convocou, nesta última sexta-feira, 11 de março, cerca de 600 avaliadores dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia para formação continuada. Os profissionais já fazem parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e serão responsáveis pelas próximas avaliações in loco dos processos de autorização de curso, bem como de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso das quatro áreas citadas. A capacitação ocorrerá a partir desta segunda-feira, 14 de março, no ambiente virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) voltado para a formação continuada dos avaliadores.

A plataforma ficará disponível por duas semanas. O acesso ao conteúdo do curso será até as 23h55 do dia 28 de março. A participação dos profissionais convocados para a formação continuada é importante por permitir ao Inep a construção de uma base de avaliadores qualificada. Vale lembrar que a avaliação in loco dos cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia é realizada no modelo presencial, diferentemente dos demais cursos de graduação. Desde 2021 estes são avaliados pelo modelo virtual, com capacitação específica aos avaliadores da modalidade.

A formação dos avaliadores de curso de graduação é realizada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, responsável por convocar os profissionais para a capacitação e produzir o conteúdo do ambiente virtual — textos, mídias e atividades.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

 

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.