NOTICIA

Inep publica estudo de exame digital em larga escala

21/05/2021 14:22

Documento está disponível no portal da Autarquia e apresenta resultado da pesquisa, que se concentra nos aspectos pedagógicos da implementação do Enem Digital


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, o “Estudo Técnico para Implementação de Testes Digitais em Larga Escala – Aspectos Pedagógicos e Análise da Percepção de Uso do Sistema”. O relatório documenta e apresenta as medidas adotadas pela Autarquia no desenvolvimento do estudo sobre a aplicação digital do Enem 2020. 

Foram consideradas especialmente questões pedagógicas e a percepção de uso do sistema, por meio de teste com 6.342 estudantes do último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, em dez capitais brasileiras. As aplicações ocorreram entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019.

O objetivo do teste era conhecer a familiaridade dos estudantes com provas aplicadas em computador e analisar o entendimento deles sobre o uso do sistema de aplicação de provas. A coleta de dados utilizou como instrumento de pesquisa: questionário, respondido no próprio sistema digital, com questões de múltipla escolha e um item de resposta construída acerca da experiência-teste; entrevistas individuais, realizadas após a aplicação do teste; e realização de grupos focais, com no máximo seis participantes.

De acordo com o estudo, a usabilidade do sistema foi considerada fácil, simples e prática. Funcionalidades como a marcação de respostas, o preenchimento automático do cartão-resposta e o mapa de questões foram avaliadas positivamente. 

A pesquisa indicou a necessidade de o estudante poder realizar marcações gráficas e escrever comentários na prova, aspectos que, de forma parcial, já estavam presentes no Enem Digital aplicado em janeiro deste ano. Também foi destacada a dificuldade dos alunos na utilização da folha de rascunho para o cálculo de itens na área de ciências exatas e de matemática.

O trabalho também analisou o efeito de cansaço por tipo de prova e coletou informações que permitiram ao Inep adotar parecer favorável à redação manuscrita, apesar de eventuais vantagens do formato digital.

É importante destacar que o estudo faz parte do processo de transição progressiva da modalidade de aplicação do Enem realizado em papel para um formato em computador. A proposta de digitalização do exame se pauta, inicialmente, nas potencialidades da aplicação dos chamados Testes Baseados em Computador (TBC), já utilizados em países como França, Austrália e Itália na realização de avaliações e exames em larga escala.

Enem Digital – Em 2021, o Inep aplicou, pela primeira vez, o Enem Digital. O exame ocorreu nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, em 104 municípios brasileiros, e contou com a estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Nessa edição, a inscrição para o formato digital foi opcional.

De forma gradual, o Inep espera implementar, até 2026, duas aplicações do Enem Digital em datas distintas, também opcionais para os participantes. A aplicação regular e a reaplicação em papel serão mantidas.

Enem – Instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o exame. 

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Confira o estudo técnico 
Saiba mais sobre o Enem 

Fonte: INEP


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.