03/11/2022 12:40
Número é inédito e corresponde ao processo de avaliação de instituições de educação superior e cursos de graduação nas modalidades virtual e presencial
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, pela primeira vez, mais de 7 mil avaliações in loco em instituições de educação superior e cursos de graduação, em um mesmo ano. Ao todo, foram 6.562 avaliações na modalidade virtual e 687, na presencial, que avalia os cursos de graduação em medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. O balanço compreende a finalização de 7.249 visitas, no período de janeiro a 1º de novembro de 2022. Até o final desse ano, já estão confirmadas 1.085 visitas.
O avanço nos números é resultado da aplicação da avaliação externa virtual in loco, que permite mais agilidade ao processo avaliativo para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, além de credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior.
Em 2021, ano da implementação da modalidade virtual, o Inep finalizou 3.686 avaliações, entre virtuais e presenciais, enquanto em 2020, ano do início da pandemia de covid-19, foram realizadas 544. Já em 2019, o balanço fechou em 5.429 avaliações, todas no formato presencial.
Avaliação virtual – A princípio, a avaliação virtual foi implementada em 26 de abril de 2021, com o objetivo de dar seguimento aos processos avaliativos das instituições de educação superior durante a pandemia de covid-19. Diante dos resultados positivos, em 22 de junho de 2022, a modalidade foi regulamentada pela Lei n.º 14.375/2022, que alterou a Lei n.º 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Atualmente, apenas os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial. Vale ressaltar que a avaliação virtual utiliza a mesma metodologia da modalidade presencial e o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação.
Avaliação in loco – O objetivo da avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sinaes. O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas. Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.
Saiba mais sobre a Avaliação in loco
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
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