19/07/2019 12:33
A base de dados que será usada para os cálculos do Conceito Enade (CE) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) já está disponível para consulta das instituições de educação superior, no Sistema e-MEC. Após a conferência, as instituições têm um prazo de dez dias corridos para se manifestarem, também via sistema. Os insumos colhidos nesses dois indicadores reúnem o desempenho dos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além das respostas ao Questionário do Estudante do Enade.
O CE e o IDD são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles são importantes instrumentos para a avaliação da qualidade da educação superior brasileira. Os resultados dos indicadores de cursos de graduação e instituições são expressos em conceitos de 1 a 5.
Segunda etapa – A partir de 16 de outubro, o Inep divulgará os insumos para cálculo dos outros dois indicadores de qualidade: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Para esses indicadores, a base de dados contempla informações sobre o corpo docente, apurados pelo Censo da Educação Superior, e os conceitos e números de matrículas dos programas de pós-graduação stricto sensu, apurados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Inep divulgará o resultado final do CE e do IDD a partir de 30 de agosto; e do CPC e do IGC, a partir de 30 de novembro. Após a divulgação oficial dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, os resultados passam a ser considerados estatísticas oficiais da educação superior.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior – O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O indicador é divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem.
O Conceito Preliminar de Cursos combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e percepção dos estudantes sobre as condições do ensino ofertado pela instituição. O Índice Geral de Cursos, resultado da avaliação das instituições de educação superior, é uma média ponderada, medida a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas do próprio CPC e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições.
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