NOTICIA

Internacional: Brasil participa de encontros bilaterais no G-20

06/09/2022 11:39

Reuniões com ministros e organismos internacionais trataram sobre cooperação para aumento da qualidade da educação


Encontros bilaterais com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Índia, Indonésia, Austrália, Banco Mundial e África do Sul fizeram parte da agenda de compromissos oficiais da comitiva do Ministério da Educação, durante o G-20. O encontro ocorreu na última semana, em Bali, na Indonésia, e reuniu os ministros da Educação do G20 – grupo que reúne principais países e potências do mundo.

 No encontro promovido entre o ministro Victor Godoy e o ministro da Educação da Índia, Shri Dharmendra Pradhan, foram tratadas questões importantes como o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área do desenvolvimento de pesquisas de bioenergia, mineração, medicina e tecnologia. Além da atualização dos currículos e as estratégias adotadas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes neste momento pós-pandemia.

 Em outra ocasião, o ministro da Educação do Brasil participou de reunião bilateral com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em que se destacaram tópicos como educação básica, primeira infância, educação profissional e tecnológica. Atualmente, o Brasil passa por um rigoroso processo de acessão à Organização, para se tornar país-membro e ampliar sua integração na economia mundial. 

 A rodada seguinte de reuniões bilaterais aconteceu com a Indonésia, país anfitrião do evento, em que se desenvolveram tópicos como a formação de professores para melhorar a qualidade do ensino. Já com representantes do Emirados Árabes, a recuperação das aprendizagens e o acordo de cooperação para atualização curricular e a tecnologia na educação dominaram a pauta.

 No encontro com a Austrália, o Brasil tratou sobre cooperação na área de educação profissional e tecnológica, regulação e ensino híbrido. Com o Banco Mundial, a recuperação das aprendizagens, mais uma vez, se tornou o tema central da pauta. Porém, também foram debatidos a implantação de escolas sustentáveis e o projeto socioemocional para escolas. A última reunião bilateral do Ministério da Educação ocorreu com representantes da África do Sul e teve como foco cooperação técnica para intercâmbio entre professores e estudantes e ensino da língua portuguesa.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.