NOTICIA

João Roma toma posse como novo ministro da Cidadania

24/05/2021 14:04

Em seu discurso, o parlamentar garantiu que trabalhará para fortalecer os programas sociais. Prioridade imediata é viabilizar o novo Auxílio Emergencial


esta quarta-feira (24.02), o deputado federal licenciado João Roma foi empossado como novo ministro da Cidadania. Conduzida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença de ministros de Estado, representantes do Poder Legislativo, prefeitos e outras autoridades. Roma substitui Onyx Lorenzoni, que tomou posse como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

“O Ministério da Cidadania é o braço social do governo do presidente Bolsonaro. A nossa missão é não deixar ninguém para trás, garantindo, por meio de nossos programas sociais, uma melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou Roma durante o discurso de posse. O novo ministro garantiu ainda que vai fortalecer as ações de desenvolvimento social, tendo como prioridade imediata a renovação do Auxílio Emergencial: “De mim, vocês podem esperar seguir com a grandeza deste trabalho já em curso. Avançar, buscar fazer mais e honrar a promessa de não deixar ninguém desamparado”.Eleito deputado federal pelo estado da Bahia em 2018, o pernambucano João Roma agora está à frente da pasta responsável pelas políticas de Desenvolvimento Social e Esporte do Governo Federal. O Ministério da Cidadania comanda programas e iniciativas como Auxílio Emergencial, Bolsa Família, Cadastro Único, Criança Feliz, Programa de Aquisição de Alimentos, Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte, além de integrar o comitê interministerial que faz a gestão da Operação Acolhida – responsável por receber e dar uma nova vida a imigrantes e refugiados.

O presidente da República destacou que confia no novo ministro para encarar os desafios da pasta da Cidadania: “Você tem uma missão muito difícil, que é cuidar de uma grande parcela da nossa sociedade, que são os mais pobres, os mais humildes, os que nada têm. Pelas suas mãos, pela sua competência e pela sua bondade, tenho certeza de que saberá tocar essa política”.

Ainda durante a cerimônia, Bolsonaro destacou a participação de Roma na comitiva que visitou o Acre. “Hoje mesmo, pela manhã, você teve uma missão conosco, no Acre, estado abatido por uma calamidade pública. Você foi lá, mesmo ainda sem ter tomado posse de fato, levar benefícios que o seu ministério tem por meta conceder aos mais necessitados”, afirmou o presidente.

Perfil

João Roma é formado em direito e foi eleito em 2018 para exercer seu primeiro mandato como deputado federal, representando a Bahia. No parlamento, assumiu posições de destaque e defendeu pautas importantes como o Marco Legal das Startups, a Reforma Tributária, a inclusão digital e ações que proporcionam mais dignidade para aqueles que mais precisam.

Roma participou da Academia Internacional para Dirigentes da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade em Gummersbach, na Alemanha, e foi vice-presidente da IFLRY (Federação Internacional de Jovens Liberais), fundada na Inglaterra em 1947, que tem entre seus antigos diretores diversos parlamentares e primeiros-ministros.

A experiência de João Roma na gestão pública se fortaleceu com passagens pelo Ministério da Cultura em Pernambuco, Governo de Pernambuco e Ministério da Administração, além da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No período de 2003 a 2018, Roma foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador.

Na atividade parlamentar, o deputado trouxe sangue novo em um mandato que marcou a maior renovação de membros da Câmara desde a redemocratização. Foi indicado membro titular da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), o mais importante colegiado do Legislativo. Foi eleito presidente da Medida Provisória (MP) 870/2019, que discutiu as competências e a estrutura básica dos órgãos e autarquias do Governo Federal. É também presidente da Comissão do Marco Legal das Startups e relator da Reforma Tributária, duas pautas com potencial para destravar a economia, fazendo o país avançar e estimulando a geração de empregos.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.