NOTICIA

Luciana Santos assume o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

03/01/2023 10:14

Ministra destacou como prioridades a retomada do orçamento da pasta e do FNDCT, atualização dos valores das bolsas e inclusão de mulheres na ciência



Foto ilustrativa: (crédito: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

A engenheira eletricista Luciana Santos assumiu nesta segunda-feira (2) o cargo de ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e é a primeira mulher a ocupar o posto. A transmissão de cargo foi realizada na sede do MCTI, em Brasília, com a presença de parlamentares, ministros do governo federal, ex-titulares da pasta, reitores de universidades e comunidade científica.


Em seu discurso, a ministra elencou como prioridades da nova gestão a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq; políticas para o acesso de jovens à universidade; inclusão de meninas e mulheres na ciência e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.


“Quero destacar nosso compromisso com a expansão e consolidação do Sistema Nacional de CT&I com redução das assimetrias regionais e ampliação do programa de bolsas do CNPq. Apoiaremos projetos estruturantes de complexos industriais tecnológicos e de inovação em áreas como saúde, informação, comunicação digital, energia, alimentos e Defesa. Daremos prioridade à estruturação de um programa integrado de desenvolvimento da Amazônia. Retomaremos o programa de satélites de sensoriamento remoto em parceria a China, viabilizando as missões CBERS 5 e 6”, listou.


Outras iniciativas apontadas pela ministra como metas são a execução do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro; o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro buscando a autonomia do acesso brasileiro ao espaço; o lançamento de uma nova Estratégia Brasileira de CT&I; a revisão da liquidação do CEITEC e formulação de uma estratégia para o setor de semicondutores, além da a retomada da Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia para fortalecer o diálogo com a comunidade científica.


Luciana Santos também ressaltou o papel da ciência, tecnologia e inovação para a solução dos problemas nacionais, redução das desigualdades, garantia da soberania do país e a busca de cooperações internacionais para alcançar esses objetivos.


“Temos de fato uma longa jornada pela frente, mas quero dizer a vocês que estou extremamente motivada e determinada. Se os desafios são imensos, as perspectivas são maiores ainda. Temos um povo talentoso, capaz, construindo experiências diversas em cada recanto desse país. Vamos aproveitar a inteligência brasileira. Vou usar essa motivação e experiência na gestão pública para fazer valer o fato histórico de ser a primeira mulher ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.


Transmissão


Na cerimônia de transmissão, a ministra também recebeu das mãos do ex-ministro Paulo Alvim a Ordem do Mérito Científico. Alvim agradeceu a oportunidade de ter feito parte da pasta, recontou sua trajetória dentro do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e lembrou os desafios enfrentados pela pasta.


“Estou prazeroso de passar o bastão do ministério para a primeira mulher ministra. O ano passado, nós tivemos um avanço quando a professora Helena Nader assumiu depois de 100 anos a presidência da Academia Brasileira de Ciências. Isso é importante. Eu falo como pai de quatro filhas, precisamos de mais mulheres na CT&I e empreendedorismo inovador para agregar valor, gerar riqueza e atuar na solução dos problemas da sociedade. Esse é o papel da ciência e tecnologia”, pontuou.

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.