NOTICIA

MCTI reafirma compromisso com recomposição do FNDCT

06/03/2023 09:09

Segundo a ministra Luciana Santos, o assunto será discutido pelo governo com o Congresso Nacional. Ela participou de encontro nesta sexta-feira na Academia Brasileira de Ciências



Foto: Luara Baggi
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reafirmou, nesta sexta-feira (3), o compromisso do MCTI com a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a liberação dos recursos. Essa foi uma das principais demandas elencadas durante debate que reuniu presidentes das academias brasileiras de Ciências (ABC), Letras (ABL), Engenharia e Medicina, além de cientistas e representantes de institutos de pesquisa e sociedade civil na sede da ABC, no Rio de Janeiro.

“O que ocorreu com o FNDCT é mais uma demonstração do completo descaso do antigo governo com a ciência”, afirmou a ministra. “Este mês, vamos acertar com a Casa Civil e o Ministério do Planejamento, para levar ao Congresso Nacional  medidas  para  o descontingenciamento, restabelecendo os R$ 9 bilhões do Fundo”, explicou.

Além de destacar a preocupação com o FNDCT, a presidente da ABC, Helena Nader, lembrou que o encontro realizado nesta sexta-feira reuniu representantes das quatro Academias com sede no Rio de Janeiro. Nader ressaltou a importância do trabalho conjunto, com diálogo aberto com o governo federal. Ela citou ainda a necessidade de investimentos em capital humano nos institutos de pesquisa. “É preciso recompor o quadro dos institutos, que podem ter um papel ainda mais relevante na ciência e inovação”, disse.

Representando o presidente da Academia Brasileira de Letras, o historiador José Murilo de Carvalho defendeu o combate às desigualdades e falou sobre o papel da ciência como fator de desenvolvimento. “A ciência só tem sentido se estiver a serviço do humano, do bem-estar”, comentou. “Em 200 anos, não construímos um futuro com perspectiva de mais igualdade e educação. A ciência deve estar preocupada com isso. É o interesse nacional, é o coletivo”, concluiu

Na mesma linha, o presidente da Academia Brasileira de Engenharia, Francis Bogossian, enfatizou a importância da ciência e da engenharia para a geração de riquezas. “Não há desenvolvimento de uma nação sem desenvolvimento de ciência e da tecnologia, e a ciência não pode prescindir da engenharia.”

Já o presidente da Academia Brasileira de Medicina, Francisco Sampaio, pediu mais investimentos nos projetos de iniciação científica: “é o futuro da ciência”.

Fonte: MCTI

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.