NOTICIA

MEC conclui as discussões do GT de medicina

24/10/2022 11:50

O grupo foi composto por entidades médicas, instituições de ensino e governo. As discussões contribuirão para o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade



Foto ilustrativa: Acervo da SERES/MEC

O Ministério da Educação (MEC) encerrou, na última quinta-feira (20), as discussões do Grupo de Trabalho (GT) de medicina, que foi retomado a pedido do ministro Victor Godoy, em abril deste ano. Os debates se deram em atenção à elevação do padrão dos cursos de medicina que são ofertados no Brasil, bem como o paradigma regulatório.

 Durante a abertura da reunião de conclusão dos trabalhos do GT, o ministro da Educação reforçou que o grupo foi instituído, ainda, com o objetivo de subsidiar a edificação da política de formação médica e as ações regulatórias do MEC, para a autorização de novos cursos de medicina no país.

 O grupo foi coordenado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, e contou com a participação de membros de órgãos públicos que participam do processo regulatório, como o Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, e as principais associações que trabalham pelo fortalecimento da formação médica no Brasil.

 Além disso, participaram do GT médicos integrantes dos principais órgãos de representatividade profissional e docente da área, bem como representantes de órgãos públicos que atuam diretamente na regulação do ensino de medicina no país, e representantes das principais associações de instituições de Ensino Superior que ofertam o curso.

 As discussões se deram em torno de temas mais importantes para a elaboração de um diagnóstico acerca do ensino de medicina no Brasil, como cenário atual de educação médica no país; distribuição territorial dos egressos; verificação da qualidade do ensino e corpo docente nos cursos de graduação em medicina; hospitais de ensino; vinculação a programas de residência médica; ensino híbrido, entre outros.

 De acordo com o ministro, as contribuições auxiliarão no desenvolvimento de políticas públicas efetivas, melhor distribuição de vagas e oferta de qualidade dos cursos de medicina, com foco na garantia da qualidade na formação médica no país.  

 Além do ministro, participaram do evento o secretário-executivo do MEC, José Barreto; os secretários de Regulação e Supervisão da Educação Superior e de Educação Superior, Diana Azin e Wagner Vilas Boas, respectivamente; o presidente do Inep, Carlos Moreno; o diretor de Política Regulatória da Seres/MEC e coordenador do GT, Hudson Palhano, e representantes das entidades que integraram o grupo.

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Seres


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.