08/07/2020 23:13

Segundo MEC, critérios técnicos influenciaram na escolha da nova data
Ficou para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo anúncio feito nesta quarta-feira (8) pelo secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Paulo Vogel. O Enem digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a reaplicação das provas será nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os resultados serão divulgados em 29 de março de 2021.
De acordo com o secretário, as novas datas foram escolhidas após amplo diálogo com secretários estaduais de Educação e representantes do ensino superior. Ele citou a Andifes e o Conif. A Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e o Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras (CRUB) foram consultadas sobre a melhor data e concordaram que o mês janeiro é o mais conveniente para que haja um bom aproveitamento do ano acadêmico.
“Esta não é a decisão que seja perfeita e maravilhosa para todos. Buscamos uma decisão que fosse técnica”, destacou o secretário.
Enquete realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostrou que 49,7% dos estudantes preferiram que o Enem fosse realizado em maio de 2021 e 35,3% optaram por janeiro.
No entanto, segundo o presidente do órgão, Alexandre Lopes, a enquete não foi o único parâmetro usado para definir a nova data. "Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários de Educação, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração ", salientou Lopes.
O ministro interino acrescentou que a escolha do mês de janeiro impedirá que haja ainda mais atrasos no calendário universitário.
“Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos nas faculdades seriam somente no segundo semestre”, disse.
Vogel também informou a possibilidade de que sejam realizadas três rodadas de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021. Tradicionalmente são realizados dois Sisus por ano, mas por causa da pandemia do coronavírus, as universidades poderão necessitar de mais um no próximo ano.
“Talvez as instituições de ensino superior precisem de mais de uma data de Sisu para 2021. O ministério está disponível para realizar mais uma data. A nota a ser usada vai ser do novo Enem. Historicamente temos dois Sisus, mas poderemos realizar mais um, caso seja necessário, porque temos essa excepcionalidade por causa da pandemia”.
Inicialmente previsto para novembro deste ano, o Enem foi adiado por causa da pandemia do coronavírus, que provocou o isolamento social e o distanciamento físico. Escolas de todo o país tiveram atividades presenciais suspensas e em várias situações não houve aulas remotas. Para garantir a isonomia na prova, o tema foi parar na justiça e o MEC acabou pressionado por estudantes, pelas secretarias de educação e pelas entidades a anunciar data posterior.
As exigências sanitárias por conta da pandemia e o maior número de inscritos – mais de 5,8 milhões de estudantes este ano - aumentaram em R$ 70 milhões o orçamento para a realização do exame.
De acordo com o secretário, o montante será usado para alugar mais salas, já que as normas recomendam o afastamento de dois metros entre os alunos; comprar máscaras e materiais de segurança para aplicadores da prova; instalar álcool em gel nas escolas onde serão feitos os exames; investir no treinamento dos profissionais que estarão em serviço e criar regras mais rígidas de segurança e identificação dos alunos.
Confira aqui o vídeo da coletiva no canal da Agência Brasil
Imagem: adaptação do site do INEP
Por Ascom ABRUC
NOTÍCIAS
Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária
04/08/2023 08:33
"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula
01/08/2023 08:33
Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3
01/08/2023 08:30
SBPC: Painel debate publicações científicas em jornais predatórios
01/08/2023 08:27
Por que metas da educação não serão atingidas até junho de 2024
31/07/2023 08:53
Seres em Diálogo debate equidade na educação superior
31/07/2023 08:24
Processos seletivos do MEC têm sistema aperfeiçoado
31/07/2023 08:21
“5ª Conferência Nacional de CT&I apontará o Brasil que queremos nos próximos anos”, afirma ministra
28/07/2023 08:27
Proposta prevê cabine de estudos gratuita com acesso à internet para estudantes de baixa renda
28/07/2023 08:23
Governo prepara ações para garantir que jovens terminem o ensino médio
28/07/2023 08:10