NOTICIA

MEC divulga os nomes do Conselho Superior da CAPES

22/06/2021 11:26

A recomposição dos colegiados foi um dos compromissos assumidos por Cláudia Queda de Toledo

Conselho Superior da CAPES já tem uma nova composição. O Ministério da Educação (MEC), ao qual a Fundação é vinculada, divulgou os nomes nesta última segunda-feira, 21 de junho, em portaria publicada no Diário Oficial da União. Os integrantes vêm de diversas áreas e entidades e são profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino e na pesquisa. Há também lideranças do setor empresarial e representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos.

Da academia foram nomeados Marcelo Marcos Morales, Ricardo Hasson Sayeg, Otavio Luiz Rodrigues Junior, Fernando Bacal, Abílio Afonso Baeta Neves, Sílvia Maria Stortini González Velázquez e Patricia Rieken Macêdo Rocco. Do setor empresarial os representantes são Márcia Perales Mendes e Silva e Luiz Roberto Liza Curi.

Os nomes acima são dos membros designados por Milton Ribeiro, ministro da Educação. Há, ainda, os integrantes natos do colegiado: os secretários de Educação Superior e de Educação Básica do MEC, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Educação Superior (Andifes) e um representante do Departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Apesar de ser uma atribuição do ministro da Educação, a escolha dos nomes resulta também da atuação da própria CAPES. Ao assumir a presidência da Fundação, Cláudia Queda de Toledo publicou uma Carta de Intenções na qual firmou o compromisso de conservar as estruturas internas da CAPES, com a recomposição dos colegiados.

Cabe ao Conselho Superior estabelecer prioridades e linhas orientadoras das atividades da CAPES, a partir de proposta apresentada pela presidência da Fundação. O colegiado também é responsável por apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) antes de encaminhá-lo ao MEC, bem como os critérios, prioridades e procedimentos para concessão de bolsas e outros auxílios. As atribuições englobam, ainda, as aprovações da programação anual, da proposta orçamentária e do relatório anual de atividades da CAPES.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock.com)
Imagem da matéria: Prédio da sede da CAPES (Foto: CCS/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.