NOTICIA

Ministro participa de encontro na Espanha e discute troca de experiências na educação

14/09/2018 15:32

A ministra da Educação e Formação Profissional da Espanha, Maria Isabel Celaá Dieguez (ao lado de Rossieli Soares), destacou que a reunião é o ponto de partida para a cooperação educacional entre seu país e o Brasil (Foto: Divulgação)

Madri, 14/9/2018 – Durante encontro com a ministra de Educação e Formação Profissional da Espanha, Maria Isabel Celaá Dieguez, nesta quinta-feira, 13, em Madri, o ministro da Educação, Rossieli Soares falou sobre o novo ensino médio que está sendo implementando no Brasil. “A Espanha realizou uma profunda reforma nessa etapa da educação básica, na década de 1970, que mudou de forma expressiva o acesso qualitativo dos jovens ao ensino médio”, lembrou o ministro. “No Brasil, com o novo ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular, que está no Conselho Nacional de Educação, também estamos fazendo uma grande mudança.”

A política para a formação profissional de jovens também foi tema da pauta do encontro. “Temos interesse em conhecer experiências bem-sucedidas de apoio de indústrias à área da educação”, disse a ministra Celaá. “Esta reunião, com certeza, será o ponto de partida para a cooperação educacional entre Brasil e Espanha.”

Ao abordar a educação profissional para jovens, Rossieli falou sobre o Sistema S, que, com recursos de indústrias, realiza um importante trabalho de formação técnica e profissional. “O Sistema S é um modelo importante e robusto dessa área, na qual a ministra de Educação e Formação Profissional da Espanha, Isabel Celaá, mostrou grande interesse”, ressaltou.

Conexão – Durante a agenda na capital espanhola, Rossieli Soares visitou a Casa Brasil em Madri, inaugurada em 1962 e vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. O ministro foi recebido por Cássio Romano, diretor da Casa, que destacou a forte conexão com a comunidade brasileira em Madri.

“A Casa Brasil serve de residência para estudantes e professores brasileiros e estrangeiros, além de ser também uma escola para ensino de português a estrangeiros, sendo aplicadora oficial do Celpe-Bras e Encceja, na Espanha”, contou Cássio.

Universidade – O ministro Rossieli também aproveitou a ocasião para visitar a Universidade Complutense de Madri, uma das mais antigas do mundo. Lá, ele se reuniu com o reitor da instituição, Carlos Andradas Heranz, e com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mariano Jabonero.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.