NOTICIA

País sem educação não tem sucesso diz Camilo em evento de ensino superior

25/05/2023 10:59

Na abertura do XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre o “insucesso” de países que não investem em educação. A solenidade acontece até a próxima sexta-feira (26/5), em Alexânia (GO).


“Eu acredito que a educação é a prioridade de qualquer país. A história tem mostrado que os países que não investem na educação estão fadados ao insucesso. A história tem mostrado isso. Temos que fortalecer a educação superior, tanto pública quanto privada, e a formação dos nossos profissionais”, pontuou o ministro.


Havia a previsão de que o ministro participasse presencialmente do congresso, que ocorre em Alexânia, a cerca de 50 minutos de Brasília. Por uma agenda imprevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no entanto, o chefe da pasta participou da abertura da cerimônia por vídeoconferência.


Ao início da evento, o secretário-executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier, lembrou o caso que abalou os brasileiros no início da semana, no qual o atacante do Real Madrid, Vinicius Júnior, foi vítima de mais um caso de racismo na Espanha


Para Niskier, a prática configura “falha na educação dos jovens”. “Abro um parênteses para manifestar o protesto de todos nós contra o jogador Vini Jr. e o que aconteceu recentemente na Espanha. Peço palmas para sse jovem atleta que representa em termos de uma sociedade igualitária na qual a educação tem um papel fundamental”, disse.


“Certamente é algo que merece a reflexão da sociedade espanhola e da sociedade mundial sobre como nós estamos falhando na educação dos nossos jovens”, completou.


O congresso

O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece anualmente e é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. O intuito do evento é reunir categorias como reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas de educação.


A organização promovedora é formado pelas seguintes instituições:


Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES);

Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi);

Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc);

Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu);

Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);

Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);

Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj); e

Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).


Fonte: Metrópoles

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.